Todo mundo sabe que, como parte da manutenção básica de um veículo, é preciso trocar o óleo periodicamente. Mas você sabe ao certo quando trocar o óleo do carro?
A importância do óleo
O óleo mantém o motor em bom funcionamento, lubrificado e sem produzir ruídos.
A falta de óleo pode trazer graves consequências, começando pelo aumento do consumo de combustível, e podendo até mesmo fazer com que o motor se funda.
Alguns dos problemas decorrentes de óleo insuficiente, adulterado ou vazando podem levar à aplicação de multas. Isso é previsto pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
A temperatura do motor varia muito durante o funcionamento do veículo. Por isso, é necessário que o óleo usado mantenha suas propriedades ao longo de uma vasta faixa de temperaturas.
Se for usado um óleo inadequado, o motor também pode ser prejudicado.
Quando trocar o óleo do carro?
Com o passar do tempo, o óleo vai perdendo sua viscosidade, alterando suas características e reduzindo sua eficiência como lubrificante.
Por isso, periodicamente, é preciso trocar o óleo do carro. Consulte sempre o manual do proprietário do automóvel. Ele traz informações a respeito do tempo ou da quilometragem para a troca do óleo. Esse tempo varia em função do tipo de óleo usado.
Para óleos de base mineral, recomenda-se fazer a troca a cada cinco mil quilômetros. Os óleos do tipo semissintético devem ser trocados a cada dez mil quilômetros. Já no caso de óleo sintético, a quilometragem para a troca é maior: vinte mil quilômetros.
Quando é realizada a troca do óleo, é fixado um adesivo no para-brisa que informa a quilometragem do veículo no momento da troca. Lá também consta a quilometragem para a próxima troca.
Observações especiais sobre quando trocar o óleo
Os prazos para troca do óleo mencionados acima representam apenas uma média. Na prática, a coisa pode ser um pouco diferente.
Isso pode mudar, por exemplo, para quem usa muito o carro para trafegar por estradas, ou fica frequentemente preso no trânsito nas cidades. Nesses casos pode ser preciso trocar o óleo bem antes da quilometragem indicada no manual do veículo.
De fato, em alguns desses casos, a quilometragem para a troca de óleo pode cair até 60% ou menos em relação ao valor nominal.
Quem vive em locais muito quentes também deve ficar atento. Em altas temperaturas o óleo se deteriora mais rapidamente, de modo que também será preciso trocá-lo antes do tempo normal.
Como verificar o nível do óleo
Para verificar o nível do óleo no seu carro, o recomendado é fazê-lo antes de ligar o carro, e em um terreno plano.
Para medir o nível do óleo, siga os seguintes passos:
- Primeiramente retire a vareta de medição e limpe-a, usando uma flanela ou pano;
- Em seguida, insira a vareta limpa no medidor e retire-a mais uma vez, a fim de observar a marca do óleo nela;
- Se o nível do óleo na vareta estiver abaixo da marca de nível mínimo, está na hora de trocar o óleo.
Quando isso acontecer, troque também o filtro.
Para manter seu carro em perfeito funcionamento, não esqueça da manutenção preventiva. E não rode por aí sem um seguro auto!
Última atualização em 29/07/2019