Insulfilm é uma necessidade para muitos motoristas. Independente do motivo, a película escura se faz presente com frequência, sobretudo nas grandes cidades. Ficar com o vidro escuro pode ser importante para alguns, mas perigoso para outros. Por quê? Nem todo mundo sabe escolher qual o melhor insulfilm. Por isso, elencamos alguns critérios a ser levados em conta para ajudar você.
Qual o melhor insulfilm para o seu carro?
Vamos te ajudar expondo alguns motivos que levam as pessoas a optarem pelo insulfim e avaliar qual a real necessidade em cada caso. Assim, se estiver interessado em instalar, você consegue descobrir qual o melhor insulfilm para seu carro. Vamos lá!
Estética
Uma das principais motivações para se colocar o insulfilm é a parte estética do veículo. Questão de gosto do motorista, em resumo.
Fica bonito? Muita gente acha que sim. Entretanto, a quantidade exagerada do escurecimento dos vidros pode acarretar na dificuldade de visibilidade do motorista.
Já pensou dirigir à noite com o vidro escuro além do necessário? E em dias de chuva, de neblina? O perigo de acidentes aumenta consideravelmente. Sem contar que prejudica enxergar o retrovisor, bicicletas, motos, pedestres e outros condutores.
Por isso, não exagere. Andar com insulfilm pode ser legal. Porém, sempre dentro dos limites permitidos.
Segurança
A segurança é também um dos itens mais lembrados por quem escolhe e usa o insulfim. Neste caso, utilizam a película antivandalismo, e não a fumê ou transparente.
A intenção, como se pode imaginar, é trazer uma sensação maior de privacidade e proteger de possíveis assaltos.
De fato, a película antivandalismo é mais resistente em comparação às outras películas. Bem mais resistente, na verdade. É claro, dependendo da espessura da película, ela pode reforçar o vidro em até 10 vezes, além de evitar que o próprio se quebre em cima do condutor. O que, certamente, dificultaria a ação em algum roubo de carro.
Por outro lado, o insulfilm seria suficiente para proteger, de fato? É difícil dizer. O certo é que se esconde o lado interno do veículo. Quem estaria dirigindo? Não se sabe. Um assaltante poderia estar dentro do veículo? Também não é sabido, podendo ludibriar um policial, por exemplo. Depende da ocasião para se aprovar ou reprovar o uso do insulfilm.
Mas se a sua questão é colocar pensando na segurança, na hora de escolher qual o melhor insulfilm para você, nossa dica é o antivandalismo.
Proteção solar
Mais uma função do insulfilm: proteger de raios solares. Principalmente o insulfilm fumê. Para quem não sabe, ele chega a bloquear até 99% dos raios do sol que são realmente prejudiciais à saúde. Além disso, impede cerca de 79% do calor produzido.
Com isso, diminui o gasto com ar condicionado e, dessa forma, o consumo de combustível do veículo.
Portanto, se estiver pensando em proteção solar, a resposta para qual o melhor insulfilm é o fumê.
Qual é o insulfilm permitido por lei?
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) através da resolução 254 determinou, em 2007, algumas normas sobre como usar o insulfilm da maneira correta. Além disso, essa resolução também impôs um limite de escurecimento nos vidros:
- Parabrisa
No para-brisa é permitido apenas 25% de escurecimento para não prejudicar a visibilidade do motorista. Ou seja, deve ser mantido, ao menos, uma transparência de 75% para que haja luminosidade suficiente preservando a segurança.
- Vidro lateral dianteiro
Já no vidro lateral dianteiro, o escurecimento legalizado é um pouco maior: de 30%. Válido tanto para o vidro do motorista quanto do passageiro. Os 30% são suficientes para a proteção solar. Sendo assim, não se pode andar com um insulfilm abaixo de 70% de transparência no vidro lateral dianteiro.
+Conheça a cobertura de vidros do seguro auto
- Vidro traseiro
A regra muda consideravelmente no vidro traseiro: o limite é de 72% de escurecimento por meio de insulfilm.
E quem não respeita a lei, o que acontece? Multa, infração grave, cinco pontos na CNH, além de R$ 195,23 de multa. No caso de pego em flagrante com um insulfilm irregular, o motorista precisará retirar a película imediatamente para continuar a viagem.
Atenção: há dois tipos de insulfilm que são proibidos por lei e, se usados, comprometem a segurança: a película espelhada (ou refletida) e o insulfilm G5. Este, inclusive, ultrapassa o limite de escurecimento dos vidros determinado pelo Contran.
+ Regras para instalação do insulfilm
Instalação
Agora que você já tem uma ideia de qual o melhor insulfilm, não custa ressaltar: procure uma loja autorizada, de confiança, antes de querer instalar a película no veículo. Você evita, assim, que o insulfilm fique com bolhas e não esteja dentro da lei.