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O que é um Pneu Remold?

Por 7 de junho de 2019agosto 26th, 2024Mobilidade
Imagem de pneus para ilustrar texto sobre pneu remold

Em tempos de economizar, tudo é levado em conta. E isso inclui os gastos que devem ser feitos tradicionalmente nas manutenções dos carros. Pneu, por exemplo, tem um custo significativo. Justamente por isso muitos fazem a troca, substituindo o que já está gasto pelo chamado pneu remold.

Você sabe que pneu é esse? Será que é um pneu bom? Compensa utilizá-lo, já que tem custo mais acessível?

É o que vamos descobrir agora!

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O que é um Pneu Remold?

São pneus antigos, mas que conservam aspecto de novos. Sim, esses pneus têm a estrutura de um pneu antigo, mas apresentam uma banda de rodagem nova, aparentando ser um pneu novo e, consequentemente, seguro.

É um Pneu seguro?

Afinal, o pneu remold é ou não é seguro?

De acordo com os especialistas, não é um produto totalmente seguro! Por isso, segundo eles, não vale a pena economizar na compra desse tipo de pneu.

Ainda mais conhecendo as ruas e estradas do Brasil. De modo geral, elas não apresentam boas condições e, por isso, contar com pneus de qualidade duvidosa não é o melhor caminho a ser seguido.

Adquirir um item de tamanha importância para a segurança requer sim um investimento maior. Mas esse investimento será recompensado pelo tempo de uso do mesmo.

Mesmo que muitos motoristas optem pelos pneus remold que são, sem dúvida, uma alternativa, eles devem estar cientes de que não são pneus totalmente recomendados pois podem oferecer riscos à segurança.

Pneus Remold X Pneus meia vida

Como já falamos, os pneus remold são uma alternativa mais em conta em relação aos pneus novos. Mas há no mercado outra opção para quem quer economizar: os pneus meia vida.

Neste caso, quando comparamos os pneus remold e meia vida, os primeiros saem campeões.

Pois é, os pneus remold são melhores do que os meia vida. A explicação se dá em virtude do tipo de material usado na fabricação do produto.

Enquanto os pneus remold são feitos com materiais reaproveitados, não se sabe a origem dos pneus meia vida. Isso coloca em xeque a durabilidade e efetiva qualidade desse tipo de pneu.

Quais são os principais riscos ao usar um pneu remold?

De acordo com os especialistas, esse tipo de pneu apresenta materiais extremamente desgastados, colocando em risco a segurança no trânsito como um todo.

Para começar, o material que cobre o pneu remold apresenta qualidade infinitamente inferior ao que faz parte de um pneu novo.

Assim, o desempenho do veículo será comprometido em várias situações como, por exemplo, no momento de fazer curvas, nas retas, na performance mediante as diversas temperaturas – em dias de chuva ou sol a aderência é completamente diferente.

Quando o carro conta com pneus novos, responde muito bem a qualquer uma dessas situações. Já um pneu remold não dá garantia alguma ao motorista.

Resumidamente, as principais consequências/riscos ao usar o pneu remold são:

  • Instabilidade constante do carro, contribuindo para um risco maior de acidentes;
  • Ruído forte no carro, como se o veículo tivesse problema de rolamento;
  • Dirigibilidade comprometida, pois o balanceamento nunca é perfeito nesse tipo de pneu, comprometendo a realização de curvas e mesmo a performance em retas;
  • Mais instabilidade. Esse tipo de pneu não consegue ter performance adequada em estradas com buracos e irregularidades;
  • São pneus que têm menos aderência, comprometendo o controle que o motorista deve ter do carro.

É um tipo de Pneu aprovado para uso?

Com qualidades que comprometem a segurança, o pneu remold conta com a aprovação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)?

Sim, o Inmetro aprova esse pneu, embora não haja garantia de qualidade e durabilidade.

Apesar dessa aprovação, saiba que não é possível verificar o ano de fabricação de um pneu remold, informação importante e visível nos pneus novos – veja essa marcação nas laterais dos pneus novos.

Fugindo dos Pneus Remold

Vamos dar uma alternativa para aqueles que desejam fazer a troca de pneu e não querem – ou mesmo não podem – investir nos quatro pneus de uma só. A dica é comprar dois pneus novos e colocar na parte traseira.

Depois de algum tempo, compre os outros dois para instalar na parte da frente do carro.

Mas se a única alternativa for mesmo contar com o pneu remold, os especialistas indicam que sejam usados apenas nas cidades, não nas estradas. A velocidade do carro moderada é uma aliada para que acidentes sejam evitados.

Outra recomendação é sempre fazer a troca de pneu do mesmo modelo do que vem estabelecido pela fábrica.  Eles são sempre os mais indicados para o consumo, estabilidade e ruído do veículo.

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Última atualização em 07/06/2019