Você está procurando seguro mais barato e achou na internet como conseguir. Descobriu através de uma postagem que o preço do seguro fica mais barato para quem tem garagem em casa e roda baixa quilometragem.
Ao fazer uma cotação de seguro auto, mentiu nesses dados achando que aquilo não daria em nada.
Após deixar o carro na rua durante a noite toda (assim como faz todos os outros dias), percebeu pela manhã que a lataria estava amassada. Você pegou algumas das suas ferramentas e tentou arrumar, porém acabou estragando mais ainda.
Você acha que essas atitudes estão corretas? Conheça mais sobre as obrigações do segurado.
O que são obrigações do segurado?
Para entender mais sobre o assunto, precisamos primeiro entender sobre a Susep. A Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) é o órgão que fiscaliza e regulamenta o mercado do seguro.
Ela é quem determina o que pode ou não acontecer no ramo, através de circulares que mostram essas regras.
A circular número 256 de 16 de junho de 2004 dispõe as estruturas mínima dos contratos e condições gerais do seguro (manual do seguro).
Uma dessas estruturas obrigatórias são as obrigações do segurado, quer dizer, tudo o que o segurado pode ou não pode fazer.
Quando o segurado fecha o contrato com a seguradora, ele concorda com essas obrigações e declara ter ciência de todas as informações contidas nas condições gerais. É como se fosse o “li e aceito” no mundo do seguro.
Se você está pensando que só há obrigações do cliente, está enganado. As condições gerais contém muitas outras informações, como os deveres e obrigações da seguradora e direitos do segurado.
Podemos dizer que nela há todas as informações sobre o seguro contratado, tudo isso para que as duas partes (seguradora e segurado) tenham as suas partes resguardadas.
Você tem um seguro de carro? Então veja as condições gerais do seguro auto clicando aqui.
Obrigações do segurado de seguro auto
As seguradoras definem quais serão as obrigações do segurado nas condições gerais, com base na SUSEP. Listamos abaixo algumas das mais comuns.
- Manter o veículo em bom estado de conservação;
- No caso de transferência do veículo, comunicar a seguradora imediatamente;
- Comunicar no caso de alteração no veículo. Por exemplo: colocar blindagem ou modificar o carro;
- Fazer a vistoria do veículo quando solicitado;
- Informar alterações no uso do veículo e dados do perfil do condutor. Como no caso de você usar o carro para fazer corridas de Uber;
- Pagar em dia as parcelas do seguro, sendo que a falta de pagamento do prêmio pode acarretar cancelamento do seguro;
- Algumas seguradoras solicitam que o segurado instale um equipamento de segurança (bloqueador, localizador, rastreador), além de solicitar que o aparelho esteja sempre ativo e em perfeito estado;
- Informar no momento da contratação do seguro os dados corretos;
- Agir com boa fé, prestando declarações claras e precisas;
Geralmente as seguradoras separam uma sessão de obrigações especialmente para o sinistro. Veja algumas delas abaixo.
- Avisar as autoridades policiais em caso de desaparecimento, roubo ou furto do veículo (total e parcial);
- Proteger o veículo em caso de sinistro, evitando o aumento dos prejuízos;
- Aguardar a autorização da seguradora para iniciar reparos;
- Avisar imediatamente a seguradora em caso de ocorrência que possa acarretar responsabilidade civil;
- Apresentar os documentos solicitados em caso de sinistro;
- Não assumir responsabilidade ou despesas sem o prévio consentimento da seguradora;
Vamos analisar o nosso caso do início do texto. De cara, o segurado já errou em prestar informações erradas. Se o caso fosse verdadeiro, a seguradora iria questionar o motivo do carro estar de noite na rua, sendo que foi declarado que há garagem.
Bem provável que a indenização não iria ser paga e o segurado iria arcar com os prejuízos. A mesma coisa vale para qualquer informação prestada que seja mentirosa ou omitida.
Segundo as obrigações do segurado, em caso de sinistro (no caso, o amassado da lataria), ele teria que acionar o seguro imediatamente. Só o fato de tentar consertar a lataria, as obrigações de “proteger o veículo e evitar aumento de prejuízo” já seria afetada.
Por isso que a gente sempre fala da importância de conhecer os seus direitos e deveres através das condições gerais do seu seguro.