Investir é uma palavra que está nos planos de muita gente. Mas nem todo mundo conhece uma maneira segura, prática e fácil para ver o seu dindim crescer, como a renda fixa. O que é renda fixa? Nós, da Bidu Corretora, vamos explicar a você, fique com a gente!
O que é renda fixa?
A renda fixa é uma forma de investimento na qual é possível prever ou conhecer o rendimento futuro. Inclusive, é possível saber antes de ser feita a aplicação do dinheiro.
Ou seja, uma operação menos arriscada e mais simples. Indicada para os mais conservadores.
O modelo é benéfico por apresentar bons números de rentabilidade. Chega a, por exemplo, ser mais rentável do que a poupança.
Como funciona a renda fixa?
O método da renda fixa não é nenhum quebra-cabeça. O investidor empresta dinheiro a um emissor e recebe o dinheiro com acréscimo de juros em uma data específica.
O emissor pode ser um banco, instituições financeiras e, também, o Governo Federal. Com o investimento da renda fixa, estes lugares usam o empréstimo para financiamento próprio. Já os investidores têm o seu dinheiro devolvido com juros, posteriormente.
Para deixar claro: o dinheiro emprestado se torna títulos, de acordo com a preferência de cada investidor. São através dos títulos que o capital é investido.
Tipos de título
- Tesouro Direto
Conhecido, o investimento no Tesouro Direto faz parte de um programa do Tesouro Nacional com o intuito de se vender títulos públicos. Neste modelo, o investidor compra um título, na forma de empréstimo para o governo.
O governo utiliza o dinheiro em virtude da população. Financia obras de infraestrutura, saneamento básico, educação, entre outras áreas.
Como já ressaltado, o dinheiro retorna na mão de quem o aplicou com juros em uma data combinada.
Mas, será que vale a pena investir no Tesouro Direto? Mostramos as principais vantagens e desvantagens para esse investimento.
Se você ficar com dúvida, é possível simular seus rendimentos do Tesouro Direto.
Ensinamos o passo a passo de como consultar o extrato do Tesouro Direto na internet.
- Certificado de Depósito Bancário (CDB)
O CDB é o título fornecido pelos bancos. Da mesma forma como no Tesouro Direto, o investidor empresta o dinheiro ao banco e, algum tempo depois, o recebe acrescido de juros. Saiba mais sobre o rendimento CDB em nosso post sobre o tema.
Em contra partida, os bancos utilizam o dinheiro para melhorias em sua infraestrutura e como empréstimo a outros clientes.
- Letra de Crédito Imobiliário (LCI) / Letra de Crédito do Agronegócio (LCA)
A LCI e LCA são títulos emitidos por instituições financeiras ou bancos. Não há muito segredo: enquanto um serve como investimento na área imobiliária, o outro funciona para o agronegócio.
O benefício das duas letras de créditos são a isenção do Imposto de Renda.
Há outros tipos de investimento de renda fixa, mas, no geral, o seu funcionamento continua a ser o mesmo.
+ Quais são os investimentos isentos de IR
Como faço para investir em renda fixa?
É necessário você procurar um banco ou uma instituição financeira (como uma corretora de valores) para realizar o investimento desejado. Dependerá, claro, de seus objetivos ao aplicar o dinheiro: a curto ou a médio prazo? Em qual área? É possível analisar diversos cenários.
Caso queira investir em vários títulos de diferentes bancos, por exemplo, o recomendável seria procurar uma corretora de valores. Com a corretora, pode-se abrir uma conta só para tudo.
A renda fixa é segura?
Sim! Além de ser possível saber quanto o investimento renderá, há outra vantagem: nos títulos de CDB, LCI e LCA o investidor está protegido contra a calotes.
Nestes casos, existe o Fundo Garantidor de Crédito (FGC), uma garantia que se o banco quebrar o investidor terá o seu dinheiro de volta com os juros. Isso é válido para investimentos de até R$ 250.000 por cada pessoa e por instituição financeira.
Depois de saber um pouco mais sobre o que é renda fixa, que tal ficar por dentro sobre o que é rentabilidade do investimento?