“Mercado vê inflação abaixo de 3%”, “estimativa é de queda na inflação”. Várias são as manchetes que trazem destaque à popular palavra inflação. Embora seja muito dita, a inflação ainda é muito incompreendida. Você sabe de fato o que é inflação?
Muitas vezes culpamos a inflação quando vamos ao supermercado e não conseguimos mais comprar as mesmas coisas com a mesma quantidade de dinheiro não é mesmo?
Mas, afinal, o que é inflação?
Resumidamente os especialistas dizem que é o aumento generalizado do preço dos produtos. Ou seja, é quando os preços são inchados.
Para entender melhor, atente-se à palavra generalizado. Ela é bem importante para compreendermos corretamente o que é inflação. Isso significa que o aumento do preço de um ou outro produto não necessariamente se deva a inflação. Mas sim se o preço de vários produtos aumentarem em conjunto.
Outra característica de importante associação à inflação é a persistência. Assim sendo, a mudança de preço precisa ocorrer com frequência, em vários meses.
Por exemplo, o café teve significativa alta em seu preço nos últimos meses. Mas a expectativa é que o recorde na última safra gere uma queda no preço. Ou seja, neste caso é a lei da procura e da oferta que desequilibrou o preço. E não a inflação.
Contudo, imagine outro cenário. Além do café, também houve um aumento no preço do arroz, da gasolina, da energia e de uma série de outros produtos. Isso fez com que houvesse um aumento de preço generalizado. Aí sim será inflação.
Inflação é vilã?
Agora que você já sabe o que é inflação, saiba porque ela é considerada uma grande vilã.
A inflação é considerada uma vilã por dois motivos centrais. Ela aumenta os valores dos produtos numa proporção muito acima que os salários e ela oscila constantemente.
A inflação é calculada pela média geral do aumento dos preços. Ou seja, mensalmente se calcula o valor dos produtos, verificando se eles aumentaram ou diminuíram os seus custos e faz-se a média.
Com isso, aqueles que diminuíram o preço equilibram aqueles que subiram fazendo com que a economia mantenha-se estabilizada. Mas pense em outro cenário. Se um produto aumenta excessivamente e constantemente o seu valor, os outros produtos não conseguem equilibrá-lo. Assim, há variação na inflação.
Nos últimos meses, os vilões da inflação no Brasil foram a energia e a gasolina. Quando isso ocorre, o próprio governo tenta realizar medidas para que o cenário não saia do controle e não desestabilize a economia nacional.
De qualquer forma, a inflação influencia muito na nossa economia. Com isso, muitas vezes o dinheiro que você tinha para comprar um produto em um mês, pode já não dar para comprar no mês seguinte. Aí então, muitos começam a fazer mais uso dos cartões de crédito e as dívidas podem começar a surgir.
Leia mais sobre como economizar seu dinheiro e como contratar um empréstimo pessoal online.