Novo HB20? Mas já? Pode não parecer, mas lá se vão sete anos que o Hyundai HB20 foi lançado no Brasil. Mirando no até então líder Volkswagen Gol, o inédito compacto produzido em Piracicaba (SP) logo caiu no gosto do brasileiro e vendeu mais de um milhão de unidades.
Os motivos: construção caprichada, design acertado, interior agradável e boa dirigibilidade. Desde então, o modelo sempre esteve no pódio dos mais vendidos, junto com o Chevrolet Onix e o Ford Ka.
No entanto, nessa quase uma década de Brasil, além de fazer caipirinha e comer churrasco, os coreanos aprenderam que “camarão que dorme a onda leva”. A concorrência cresceu com as chegadas dos novos Volkswagen Polo, Fiat Argo e Toyota Yaris. E o seu principal rival, o Onix, ganhou uma geração totalmente nova.
A resposta é o novo HB20, que acaba de chegar às concessionárias nas versões hatchback, sedã (HB20S) e aventureira (HB20X).
Novo HB20: Identidade mantida
O novo HB20 manteve a identidade da primeira geração, mas com algumas evoluções no desenho. A inspiração veio do novo sedã médio-grande Sonata, que inaugurou a nova filosofia de design da Hyundai. Faróis e lanternas agora são rentes à carroceria e não mais destacados.
A grade ficou ainda maior e a lateral do hatch tem a coluna traseira parcialmente pintada de preto, passando a impressão de que o teto é flutuante. O HB20S tem queda do teto bem suave e tampa do porta-malas com um aplique de plástico preto que faz com que a traseira pareça mais curta.
Tudo diferente ao abrir as portas
O interior do novo HB20 também é diferente. O painel ganhou linhas mais limpas, com tela da central multimídia em destaque no alto. Os mostradores, veja só, misturam conta-giros analógico e velocímetro digital em formato praticamente idêntico ao do antigo Chevrolet Onix. Os painéis das portas ganharam traços mais retos e simples.
Apesar de ser considerada uma nova geração, o novo HB20 aproveita a mesma plataforma da primeira geração, no entanto com uma série de evoluções e melhorias. De acordo com a Hyundai, o novo HB20 tem novos pontos de fixação da carroceria, utiliza aços de ultra resistência em 30% da estrutura (contra 19% da anterior), possui reforço para colisão lateral e rigidez estrutural 17% maior.
Cresceu pouco, mas cresceu
Houve um ligeiro aumento nas dimensões. A distância entre-eixos foi ampliada de 2,51 para 2,53 metros no hatch e no sedã. O comprimento do novo HB20 hatch passou de 3,92 para 3,94 m, enquanto que a largura foi de 1,70 para 1,72 m. A altura de 1,47 m foi mantida.
O sedã HB20S agora mede 4,26 metros (aumento de três centímetros) e tem largura de 1,72 m. O aventureiro HB20X também cresceu três centímetros e foi a 3,97 metros. A largura também teve incremento de três centímetros (1,74 m) e a altura permaneceu nos 1,54 m.
Novidades sob o capô do Novo HB20
Errou quem esperava a aposentadoria do motor Gamma 1.6 16V. O propulsor ganhou sistema de variação da abertura das válvulas Dual DCVVT e passou para 130 cv de potência e 16,5 mkgf de troque máximo.
O novo HB20 de entrada mantém o 1.0 de três cilindros e 80 cv, mas agora sem o arcaico sistema de partida a frio com reservatório de gasolina.
A novidade fica por conta do novo motor Kappa 1.0 TGDI, com três cilindros, injeção direta e turbocompressor. Entrega até 120 cv de potência e torque máximo de 17,5 mkgf entre 1.500 e 3.500 rpm. Equipa as versões topo e tem somente o câmbio automático como opção.
O 1.6 mantém câmbio manual ou automático, enquanto que o 1.0 só pode vir com câmbio manual. No 1.0 aspirado, o câmbio é manual de cinco marchas. Nos demais, seja manual ou automático, são seis velocidades.
Versões e configurações para todos os gostos (e bolsos)
A Hyundai irá vender todo novo HB20 com:
- Direção elétrica;
- Ar-condicionado;
- Sistema de som com entrada USB e Bluetooth;
- Travas e vidros com acionamento elétrico;
- Comando de som no volante;
- Além dos obrigatórios airbags duplos e freios ABS.
No Vision, as rodas de aço têm 15”, há vidros elétricos em todas as portas e alarme.
A partir da Evolution, recebe:
- Controle de estabilidade e tração;
- Ar-condicionado digital;
- Rodas de liga leve de 15″;
- Sensor de estacionamento traseiro;
- Assistente de partida em rampas;
- Sinalização de frenagem de emergência;
- Vidros elétricos com função one-touch em todas as portas;
- Controle de abertura e fechamento dos vidros através da chave;
- Volante com ajuste de altura e profundidade;
- Painel de instrumentos com tela digital e central multimídia blueMedia com tela de 8”.
A configuração Diamond adiciona:
- Airbags laterais;
- Faróis com projetor e luz diurna em LED;
- Faróis com acendimento automático;
- Partida por botão;
- Paddle-shift;
- Câmera de ré;
- Start-stop e volante com acabamento premium.
Por fim, a Diamond Plus ganha:
- Frenagem automática de emergência;
- Monitoramento de pressão nos pneus;
- Alerta de mudança de faixa.
Veja as versões e preços do Novo HB20
Novo HB20
- HB20 Sense 1.0 MT5 – R$ 46.490
- HB20 Vision 1.0 MT5 – R$ 48.990
- HB20 Vision 1.0 MT5 com multimídia blueMedia – R$ 50.490
- HB20 Evolution 1.0 MT5 – R$ 53.790
- HB20 Vision 1.6 MT6 – R$ 57.990
- HB20 Vision 1.6 AT6 – R$ 62.790
- HB20 Evolution 1.0 turbo – R$ 67.190
- HB20 Diamond 1.0 turbo – R$ 73.590
- HB20 Diamond Plus 1.0 turbo – R$ 77.990
Novo HB20S
- HB20S Vision 1.0 MT5 – R$ 55.390
- HB20S Evolution 1.0 MT5 – R$ 58.390
- HB20S Vision 1.6 MT6 – R$ 62.590
- HB20S Vision 1.6 AT6 – R$ 67.390
- HB20S Evolution 1.0 turbo – R$ 71.790
- HB20S Diamond 1.0 turbo – R$ 76.890
- HB20S Diamond Plus 1.0 turbo – R$ 81.290
Novo HB20X
- HB20X Vision 1.6 MT6 – R$ 62.990
- HB20X Vision 1.6 AT6 – R$ 67.890
- HB20X Evolution 1.6 AT6 – R$ 69.890
- HB20X Diamond 1.6 AT6 – R$ 75.190
- HB20X Diamond Plus 1.6 AT6 – R$ 79.590
Como deu para perceber, se você gosta do HB20, vai adorar as novidades. Mas antes de começar a rodar com o seu carro novo por aí, não deixe de pesquisar e contratar o melhor seguro auto para você. Faça uma simulação de seguro de carro e encontre a melhor opção.
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Última atualização em 14/11/2019