Dirigir é uma das atividades que mais exigem atenção das pessoas, já que pequenas distrações podem causar acidentes. Mas, algumas ferramentas auxiliam a ter uma direção mais segura, como as setas de indicação de troca de faixa.
Não são raros os casos de motoristas que foram surpreendidos por ultrapassagens bruscas e inesperadas, por conta dessas mudanças de faixa e direção sem a devida sinalização.
Por isso, o Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) vem ressaltando a importância de sinalizar com a seta antes de qualquer realização de ultrapassagens, trocas de faixa, conversões e retornos.
Apesar de ser um gesto extremamente simples, ela é primordial na prevenção de acidentes.
Outro ponto importante é que os motoristas podem ser multados se flagrados realização conversões sem a sinalização.
Como prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o uso da seta é obrigatório para todos os motoristas.
Além disso, deixar de usá-la é considerado uma infração grave, o que gera multa de R$ 195,23 e cinco pontos na habilitação.
O diretor-presidente do Detran-SP, Maxwell Vieira, ressaltou a importância dos motoristas terem a conscientização de sempre usá-la, evitando que outros condutores, ciclistas e pedestres se surpreendam por um movimento inesperado.
Vieira ainda lembrou que o uso da seta vai além da obrigação legal do motorista, mas sim um comportamento que ajuda a fazer o trânsito mais seguro.
O pensamento ideal é que o motorista sempre precisa ver e ser visto no trânsito. Até por conta disso, é imprescindível que o dono do veículo verifique sempre se todo o sistema de iluminação do carro está em total funcionamento e em boas condições.
No ano passado, por exemplo, o Detran de São Paulo aplicou – dentro do perímetro urbano de todo o Estado de São Paulo – um número total de 1.678 multas por falta de utilização da seta.
Além do Detran, a fiscalização do uso das luzes indicadoras também pode ser feita pela Polícia Militar (PM), Polícia Rodoviária Federal (PRF) órgãos de trânsito rodoviários – como o Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
Ainda é importante lembrar que quando o motorista atinge 20 pontos na carteira, a sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação) é suspensa por seis meses.
A mudança no tempo de suspensão mudou no dia 1º de outubro deste ano e vale para infrações cometidas a partir do dia 1º de novembro de 2016.
O motorista que somar 20 pontos na carteira de motorista, recebe uma notificação do Detran, podendo apresentar sua defesa em várias instâncias.
A suspensão começa a valer a partir do momento que o motorista entrega sua habilitação ao Detran. Após de cumprir o prazo, é preciso fazer um curso de reciclagem e, quando passar na nova prova, o motorista recebe a habilitação de volta.
Por isso, respeite a necessidade de uso da seta e faça do trânsito um lugar mais seguro para você, sua família e os motoristas ao seu redor.
Conheça mais sobre multas de trânsitos e evite pontos na carteira de motoristas.