Donos de automóveis costumam achar que sabem tudo sobre eles. No entanto, algumas crenças populares espalham informações não tão confiáveis assim e muita gente acredita nelas.
A embreagem é uma das partes que mais gera boatos e dúvidas. Por isso, preparamos este post para sanar suas dúvidas sobre o famoso pedal esquerdo do seu carro.
O que é embreagem?
A embreagem é um sistema presente em carros manuais que liga os comandos feitos pelo câmbio até o motor, possibilitando a transmissão da rotação do volante do motor até as peças da caixa de velocidade.
Mitos
“Devo pisar primeiro na embreagem para depois pisar no freio?”
Definitivamente não. É sempre aconselhável o contrário, que pise primeiro no freio e só depois na embreagem. Isso faz com que o veículo fique estável e você não perca o controle sobre ele.
“Posso sair em segunda marcha?”
Não! Ao ligar o carro e sair em segunda, você sobrecarrega o motor e a caixa de mudanças, resultando em um desgaste maior das peças. Utilize sempre a primeira marcha e tente um arranque com o máximo de suavidade para não prejudicar o desempenho do seu motor.
“Devo pisar na embreagem para dar a partida?”
Depende do caso. Alguns profissionais orientam os motoristas a pisar na embreagem a fim de aliviar o peso no volante do motor. Outros acreditam que essa prática não traz nenhum benefício. Em caso de dúvida, consulte o manual do seu carro e seu mecânico de confiança.
“Posso descer uma ladeira com o carro em ponto morto para economizar combustível?”
Jamais. Além de ser perigoso porque você pode perder o controle sobre os freios do seu carro, essa prática pode lhe render multas. Em trechos de declive, sempre desça engatado.
Verdades
“É preciso pisar na embreagem antes de trocar a marcha?”
Sim! Sem pisar na embreagem, você corre o risco de estragar alguma peça, além de ser bem difícil conseguir alterar a marcha sem pisar no pedal esquerdo.
“Tem que pisar na embreagem ao passar em buracos?”
Verdade. Mesmo não pisando muitas vezes que não vemos os buracos, ao pisar, a caixa de câmbio fica mais protegida já que o impacto não atinge suas peças de forma direta. Outra opção ao passar em buracos é deixar o carro em ponto morto.
“O pedal da embreagem fica mais duro com o passar do tempo?”
Fica mesmo. Com o aumento da quilometragem do seu carro, é possível que o pedal perca a flexibilidade da sua mola e vá desgastando as peças periodicamente.
“Tenho que trocar o conjunto da embreagem de tempos em tempos?”
Em alguns casos, sim. Altas temperaturas e choques mecânicos como batidas ou buracos podem afetar os componentes da embreagem. Neste caso, ao notar qualquer barulho estranho, note que pode ser que o sistema da embreagem tenha de ser trocado para a sua segurança e desempenho do automóvel.
Pronto! Agora que você já sabe o que é e o que não é verdade, pode andar tranquilamente com seu carro manual utilizando sua embreagem de forma correta e tomando cuidado com qualquer problema que ela possa ter.