O principal lançamento Toyota do ano já está nas ruas. A fabricante japonesa conseguiu realizar com êxito a difícil missão de renovar seu líder de vendas, o Corolla. A décima segunda geração do sedã – quinta produzida no Brasil – chega ao mercado em três versões de acabamento, cinco configurações e com duas opções de motorização. Os preços ficam entre R$ 99.990 e R$ 130.990.
Lançamento Toyota – Primeiro híbrido flexível do mundo
A principal novidade do lançamento Toyota, o novo Corolla 2020, é a adoção de uma plataforma mais moderna, a TNGA, a mesma usada no Prius e no RAV4. Isso possibilita que o sedã utilize propulsão híbrida, que combina motor a combustão com dois motores elétricos. Enquanto nos irmãos mais velhos o motor principal é movido somente a gasolina, no Corolla Hybrid ele é flexível e pode consumir etanol ou gasolina. Trata-se do primeiro veículo híbrido flex do mundo.
A propulsão híbrida do Corolla Hybrid combina um motor 1.8 de ciclo Atkinson com dois propulsores elétricos. Sozinho, o motor a combustão rende 98 cv de potência com gasolina e 101 cv com etanol. O torque máximo é sempre o mesmo: 14,5 mkgf. Os dois motores elétricos desenvolvem 72 cv e 16,6 mkgf de torque. A potência combinada é de 123 cv.
Corolla “ecológico”
O lançamento Toyota pode andar até três quilômetros em modo totalmente elétrico, sem emissão de poluentes. A bateria compacta fica sob o banco traseiro e só pode ser recarregada pelo motor a combustão e pelo sistema regenerativo de frenagens. Não é possível fazer recargas em tomadas. O câmbio é automático do tipo CVT e não tem simulação de marchas. Tem três modos de operação: B, Eco e Sport.
Como os motores elétricos entram mais em operação em uso urbano, os carros híbridos sempre são mais econômicos na cidade do que nas rodovias. Nos testes de homologação realizados pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia), o Corolla Hybrid alcançou médias de 16,3 km/l de gasolina em ciclo urbano e 14,3 km/l na estrada. Com etanol, foram 10,9 e 9,9 km/l, respectivamente.
Novo motor 2.0 mais potente e menos poluente
O motor 2.0 do lançamento Toyota também é novo. Batizado Dynamic Force, combina injeção direta e indireta de combustível e ciclo Atkinson para redução de consumo e emissões.
São 177/169 cv de potência (etanol/gasolina) e 21,4 mkgf de torque. A transmissão CVT Direct Shift também é novidade e tem dez marchas simuladas, com primeira marcha mecânica para aumentar a agilidade e reduzir o ruído nas saídas. Faz 11,6 km/l na cidade e 13,9 km/l na estrada com gasolina e, com etanol, 8 e 9,7 km/l, respectivamente.
Lançamento Toyota mais seguro e confortável
A nova plataforma permitiu uma rigidez torcional 60% maior do que a anterior. O Corolla alcançou cinco estrelas na proteção para motoristas e passageiros no mais recente teste da Latin NCAP, entidade independente que avalia a segurança dos carros vendidos na América Latina.
Outra mudança importante no lançamento Toyota está na suspensão traseira. O novo Corolla abandona o eixo de torção, de construção mais barata, e passa a adotar um sistema independente do tipo duplo A (double wishbone). Somada ao centro de gravidade 10 milímetros mais baixo, a nova suspensão posterior dá ao sedã produzido em Indaiatuba (SP) um comportamento melhor em curvas. Isso sem prejudicar o conforto e a robustez característicos do modelo.
As dimensões do novo Corolla são praticamente iguais às do modelo anterior:
- 4.630 milímetros de comprimento (+10 mm);
- 1.780 mm de largura (+5 mm);
- 1.455 mm de altura (-20 mm);
- A distância entre eixos não mudou: 2.700 mm;
- O porta-malas continua a comportar 470 litros de bagagem;
- Já o tanque leva 50 litros de combustível nas versões a combustão e 43 litros na versão híbrida.
Três versões, cinco configurações e dois motores
Assim como as medidas, as versões de acabamento do lançamento Toyota Corolla 2020 também são as mesmas da geração anterior.
Versão de entrada
A de entrada é a GLi, que substitui o antigo motor 1.8 a combustão pelo 2.0 Dynamic Force. Seus equipamentos de série incluem:
- Rodas de alumínio aro 16″;
- Ar-condicionado analógico;
- Direção elétrica;
- Computador de bordo com tela de 4,2″;
- Sete airbags (frontais, laterais, cortina e joelho do motorista);
- Controle de estabilidade;
- Isofix;
- Central multimídia de 8″ com Apple CarPlay e Android Aut;
- Câmera de ré.
Custa R$ 99.990.
Versão intermediária
A intermediária é a XEi 2.0. Por R$ 110.990 traz os mesmo itens da GLi mais:
- Rodas de alumínio aro 17″;
- Ar-condicionado digital automático;
- Piloto automático;
- Modo Sport de condução;
- Chave presencial;
- Botão de partida;
- Retrovisor eletrocrômico;
- Faróis de neblina em LED;
- Borboletas no volante para trocas de marcha manuais.
Modelo topo de linha
O Corolla topo de linha é o Altis, que pode ter motor 2.0 ou 1.8 Hybrid, ambos por R$ 124.990. Os itens são os mesmos do XEi mais:
- Faróis e lanternas em LED (apenas faróis de LED no Hybrid);
- Ar digital de duas zonas;
- Banco do motorista com ajuste elétrico;
- Retrovisores externos rebatíveis eletricamente;
- Teto-solar elétrico (apenas no 2.0);
- Sensor de chuva;
- Toyota Safety Sense (piloto automático adaptativo, alerta de saída de faixa, farol alto automático e frenagem automática de emergência).
Modelo Híbrido Premium
Por fim, o Corolla Altis Premium 1.8 Hybrid tem exatamente o mesmo pacote do Altis 2.0.. Sai por R$ 130.990.
Garantia ampliada
A garantia do Corolla passa de três para cinco anos na versões 2.0. Para o sistema híbrido, a garantia é de oito anos. A Toyota prevê que o Corolla Hybrid venda aproximadamente 1.000 unidades por mês. Os 3.500 restantes serão das versões 2.0, sendo a XEi a mais vendida delas.
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Última atualização em 10/10/2019