Skip to main content

Como investir meu dinheiro e definir minhas metas de vida?

Por 26 de fevereiro de 2018julho 30th, 2024Finanças
Imagem de cédulas de 100 e 50 reais para ilustrar post sobre Como investir meu dinheiro

Se você planejou fazer um 2018 diferente com relação ao modo como lida com suas finanças, está na hora de colocar em prática os seus objetivos. Um dos primeiros passos é saber “como investir meu dinheiro”. Diante de tantas opções, qual delas oferece mais vantagens? Tudo vai depender das metas que você estabeleceu e em quanto tempo pretende alcançá-las. Parece complicado no início, mas não é.

Porém, antes de ser um investidor, é preciso ser um poupador. Vamos ver agora algumas dicas para organizar os gastos e entender as modalidades de rendimento a curto, médio e longo prazo. Assim, você já sabe qual melhor se ajusta ao seu perfil.  

Crie uma estratégia para o seu dinheiro

Antes de entender como investir o seu dinheiro, o primeiro passo é começar a poupar. Mesmo para quem ganha pouco, essa não é uma missão impossível. Faça uma planilha com todos os gastos fixos, variáveis, despesas extras e adicionais. Tudo deve ser acompanhado de perto e reavaliado. Dê atenção aos pequenos custos, pois eles escondem grandes despesas a longo prazo.

Uma dica importante é começar a pedir descontos. Converse com sua operadora de celular, fornecedor de internet e também pesquise muito antes de comprar qualquer item.

Com essas atitudes, você vai perceber que o dinheiro vai começar a sobrar no final do mês.

Quanto é preciso poupar para começar a investir?

Assim que você começa o seu planejamento financeiro, o ideal é reservar um fundo para emergências. Não há certo ou errado nesse momento, cabe a cada um calcular o quanto precisa ter em mãos para o caso de uma eventualidade que prejudique o recebimento de renda.

De modo geral, recomenda-se que haja uma reserva que possa assegurar o pagamento de todas as suas despesas fixas e variáveis, pelo prazo mínimo de seis meses. Um investimento de curto prazo pode lhe ajudar a multiplicar esse rendimento.

Vamos ver mais a seguir:

Defina o seu objetivo para o investimento

Agora que você começou a poupar para o seu fundo de reserva emergencial, pode pensar em como investir o seu dinheiro e entender as etapas de rendimento. Antes de escolher a opção que melhor se enquadra no seu perfil financeiro, tenha em mente em quanto tempo pretende dispor desse retorno.

Faça um check list e responda a duas questões básicas:

  • Qual é a minha meta?
  • Em quanto tempo planejo alcançá-la?

Assim, você poderá compreender como investir o seu dinheiro na aplicação que melhor atende os seus objetivos.

Se você ainda está em uma fase de estruturação, é importante não se concentrar apenas no rendimento que uma aplicação pode lhe proporcionar. Ou seja, se você corre o risco de precisar dispor desse dinheiro em curto prazo, pode colocar toda a rentabilidade a perder.  

Como investir meu dinheiro a curto prazo

Se você ainda está em uma fase na qual precisa equilibrar o orçamento, a Poupança pode ser um caminho para lhe ajudar a começar a acumular o seu patrimônio.

Ela oferece facilidade na realização de aportes e possibilidade de resgate imediato. Por isso, esse sempre foi um investimento muito usado pelos brasileiros. Mas hoje, seu rendimento é baixo: 70% da taxa Selic, que foi afixada em 6,75%, mais a TR (Taxa Referencial), que está zerada. Portanto, o rendimento da poupança hoje é de apenas 4.73% ao ano.

Uma opção a Poupança é o Tesouro Direto . Ele vem ganhando cada vez mais a atenção por ser bastante democrático, ter baixo risco e oferecer possibilidade de resgate imediato. Além de ser um investimento de baixo risco e facilidades, como poder consultar o extrato de rendimento do através da internet. 

Você pode ver outros pontos positivos e negativos e tirar a dúvida: será que vale a pena investir no Tesouro Direto?

Qualquer pessoa pode investir a partir de R$ 30,00, basta ter conta em um banco e um número de CPF válido. O investidor começa escolhendo o Agente de Custódia, nome dado à instituição que fará a intermediação das operações. Ele pode ser um banco ou uma corretora, por exemplo.

Geralmente, as taxas e administração são baixas e a rentabilidade pode ser pré ou pós-fixada. Nesse último caso, varia de acordo com a taxa básica de juros (Selic), o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ou com o (Índice Geral de Preços do Mercado) IGP-M.

Como investir meu dinheiro a médio prazo

Para quem pode aguardar um prazo maior para ter acesso aos rendimentos, existe o CDB (Certificado de Depósito Bancário). São títulos emitidos pelos bancos, mas não é necessário ter conta em uma instituição financeira para ter acesso. Corretoras podem indicar quem oferece a melhor rentabilidade.

A taxas podem ser pré ou pós-fixadas. Elas podem ser mais atrativas de acordo com a tendência de comportamento da taxa de juros determinada pelo Banco Central.

Outro aspecto é que nem todos os CDBs possuem liquidez diária, o que obriga o investidor a aguardar o prazo final para resgatar o investimento para garantir sua rentabilidade. Quanto maior o prazo, mais o dinheiro renderá.

As LCIs (Letras de Crédito Imobiliário) são uma modalidade de investimento com renda fixa, com rentabilidade pré ou pós-fixada. No primeiro caso, o investidor fica ciente de quanto obterá de retorno, logo no início do contrato. No segundo caso, a variação de rentabilidade gira em torno da taxa do CDI (Certificado de Depósito Interbancário), que é negociada pela instituição responsável pela emissão do título.

É considerado de baixo risco, pois existe a garantia do FGC (Fundo Garantidor de Crédito) para o limite de aplicação até R$ 250 mil. Entretanto, a sua movimentação não pode ser feita a qualquer momento, pois a liquidez fica atrelada ao final do contrato, sendo que esse prazo varia de acordo com a instituição responsável.

As LCAs (Letra de Crédito do Agronegócio) são títulos emitidos pelos bancos. Funcionam, basicamente, como as LCIs. Para ambos os investimentos, pode-se procurar uma instituição bancária. Ou fazer uma cotação com uma corretora, que poderá apontar as melhores alternativas de rendimento.

Como investir meu dinheiro a longo prazo

Já para quem está pensando em realizar investimentos para serem desfrutados a longo prazo, ou como complementação de renda no futuro, existe a Previdência Privada.

Nessa modalidade de investimentos, é preciso avaliar as taxas cobradas por cada instituição e a forma como você pretende resgatar o investimento.  

Quanto mais cedo o investidor começa, menos ele paga mensalmente. Tudo depende do montante que se pretende reunir no futuro.

Como investir meu dinheiro com a melhor opção?

Não existe uma única uma resposta. Cada investimento possui características de rentabilidade e prazos que podem se ajustar ao perfil do investidor e ao seu objetivo. Existem diversas modalidades, entre as mais arriscadas e as mais conservadoras.

Antes de se aventurar, é necessário ter um bom parceiro para lhe ajudar a encontrar as opções mais atraentes. E as que melhor se encaixam em seu momento de vida. As corretoras fazem esse trabalho e buscam no mercado as opções, apontando as vantagem e desvantagens em cada uma delas.

Outra consideração importante é saber que antes de ser um investidor, é necessário ser um poupador. Mesmo para as pessoas que possuem orçamentos mais apertados, é possível reavaliar despesas.  E, assim, planejar melhor as suas finanças. Comece agora mesmo a poupar e defina as suas metas!

Tirou suas dúvidas sobre como investir meu dinheiro? Saiba mais sobre investimentos para iniciantes.

+ Qual o melhor banco para poupança?

+ Investimento de baixa automática