Quem é apaixonado por carro modificado ou carro ‘tunado’, também quer proteger seu investimento. Por isso não tem como fugir da dúvida: será que o meu carro modificado pode ser segurado?
Geralmente as seguradoras não costumam aceitar veículos que tenham alguma modificação em sua originalidade, seja interna ou externamente. Por outro lado, órgãos governamentais (como o Detran), aceitam e até regularizam algumas situações como rebaixamento e modificações na suspensão do veículo.
A argumentação contra o seguro de carro modificado encontra terreno em diversos itens:
- Peças originais que são retiradas dos veículos podem aumentar o risco de envolvimento em acidentes, o que pode gerar mais riscos ao carro e ao motorista, encarecer o seguro e até mesmo torná-lo inviável;
- Troca e manutenção de peças pode ter um custo maior, o que aumenta a dificuldade da seguradora medir o valor do conserto numa situação de sinistro;
- Alguns adeptos ao ‘tunning’ possuem um perfil de condução mais arriscado, o que pode acabar encarecendo muito o seguro por maior probabilidade de envolvimento com acidentes.
Seguro para carros modificados
Vale a pena se atentar se a seguradora é disposta a segurar carros com modificações antes da contratação do seguro. Agora, se você já possui um seguro e pensa em modificar seu veículo, não se esqueça de consultar sua corretora ou seguradora – é necessária verificação de ambas as partes. Mesmo que a modificação seja aceita, uma vistoria pode ser necessária, para que haja uma nova avaliação do veículo modificado.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: Quanto maior o número de modificações, e mais visíveis, mais difícil será a aceitação por parte das seguradoras. Fique sempre atento e procure se informar com a sua seguradora de preferência.
Veja mais: