Você sabe o que é a indicação de condutor novato? Está em andamento na Câmara dos Deputados um projeto para alterar a Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997. Ele torna obrigatória a utilização de adesivo de identificação no veículo de motoristas novatos.
A proposta da indicação de condutor novato é da deputada Christiane de Souza Yared do partido PR. Ela defende a ideia de que todo motorista novo sinalize em seu automóvel que é um condutor novato.
O objetivo é indicar aos outros motoristas que um determinado veículo está sendo conduzido por pessoa inexperiente.
Regras para a indicação de condutor novato
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelecerá regras da posição de adesivo. Possivelmente serão aplicados nos vidros traseiro e dianteiro do veículo, durante um ano. Assim, incentivarão os demais condutores a aumentem a atenção e os cuidados, evitando acidentes.
A penalidade para quem quem desobedecer a regra é de multa com categoria grave. E o condutor novato que cometer essa infração terá o veículo retido como medida administrativa até que a irregularidade seja reparada.
A justificativa da deputada é que há uma grande deficiência no ensino do trânsito brasileiro. Com isso, muitos habilitados recém formados ainda permanecem com muitas dificuldades e insegurança.
E tal problema seria em razão da falta de experiência como motorista.
Seria necessário aprender na prática algo que não é suprimido pelo ensino precário realizado nas auto escolas de todo o país para a obtenção da CNH.
Para a parlamentar, a pressão do trânsito brasileiro mais a ansiedade e a falta de experiência são ingredientes para uma tragédia.
Para os novos condutores, é muito difícil adaptar-se ao caótico trânsito brasileiro apenas com o curso dado pelos CFCs. Uma simples identificação de motorista novato no automóvel possibilitará uma melhor visualização aos demais condutores.
Hoje, os carros de autoescolas são adesivados para que todos respeitem e tenham cuidado próximo àquele veículo.
Quanto tempo será necessário usar a identificação
O projeto de lei estipula o prazo de um ano para a fixação do adesivo de novo condutor. Pois esse é o mesmo período do porte da habilitação provisória.
A deputada argumenta que o próprio CTB tem conhecimento de que o recém habilitado não está pronto para enfrentar o trânsito.
No momento o projeto de lei Nº 6.098/2016 está Câmara dos Deputados. Ele está aguardando uma posição da Comissão de Viação e Transportes.
Depois irá para a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Lá, será analisada a constitucionalidade da proposta. Se aprovada, a lei entra em vigor 90 dias após sua publicação.
O importante é sempre manter a calma e paciência, pois a cada dia as habilidades vão melhorando. Para ajudar a ter um desenvolvimento mais rápido, é preciso evitar erros comuns que motoristas experientes cometem.
Há, ainda, a opção de usar um simulador de automóveis, que pode ajudar o motorista novato a perder o medo.