Qualquer semelhança com o Honda Fit…não é mera coincidência.
Seguindo a tendência que mais cresceu nas últimas décadas e permanece despontando no mercado de automóveis – os esportivos utilitários – a Honda, que há anos é liderança neste segmento, acaba de lançar mais um modelo nesta linha, ainda que envolvida em algumas controvérsias: Seria esse um Fit maquiado?
Estamos falando do WR-V, desenvolvido através da carroceria e chassi do Honda Fit. A lateral é basicamente a mesma e isso tem levantado algumas opiniões bem críticas. De modo geral, a novidade carrega os traços mais marcantes dos modelos da Honda, mas possui sim inclusões e alterações bem significativas.
Entre as modificações, há algumas bem chamativas e que precisam ser mencionadas: frente e traseira estão diferentes, assim como outros detalhes, como faróis, capô, para-choque. Se de um lado, enquanto conjunto, é possível ver similaridades entre WR-V e Fit, por outro, a Honda confirma que os engenheiros mudaram muito onde não se pode ver. De certa maneira, podemos dizer que os brasileiros fundiram elementos diferentes e criaram algo novo a partir de itens não só do Fit quanto do HR-V.
Subchassis dianteiro e traseiro passaram por remodelagens. Dá para notar que estão mais robustos? O carro mede 4 metros por 1,73m de largura, portanto, alguns centímetros maiores que o Fit. Na altura, a diferença chega a 6,2cm. O tanque de combustível é central, com bom aproveitamento de espaço interno. O porta-malas apresenta capacidade para 363 litros.
O campacto japonês foi executado pela equipe de engenharia da Honda aqui no país, com vendas iniciadas em março deste ano. Existem duas versões possíveis para compra, com preços entre R$ 79.400 e R$ 83.400, fazendo com que esse novo modelo da Honda tenha precificação acima de crossovers de entrada no mercado, como o Renault Captur.
A expectativa de vendas é de 1.700 unidades por mês, pouco abaixo do Fit, que apresenta venda de 2 mil segundo informações da associação dos concessionários (Fenabrave).
Preços e Versões
WR-V EX – R$ 79.400
Itens de série: ar-condicionado manual, direção elétrica, vidros, travas e retrovisores elétricos, central multimídia de cinco polegadas (sem tela sensível ao toque), volante revestido de couro, controle de cruzeiro, rodas aro 16, apliques em black piano e faróis com luzes de rodagem diurna, além de isofix e airbags dianteiros e laterais dianteiros.
WR-V EXL – R$ 83.400
Itens de série: acrescenta airbags do tipo cortina e central multimídia de sete polegadas sensível ao toque com GPS.
Ficha técnica
- Motor 1.5 L 16V SOHC i-VTEC FlexOne
- Potência de 115/6000 (cv/rpm) – Gasolina
- Potência de 116/6000 (cv/rpm) – Etanol
- Torque de 15.2/4800 (kgf.m/rpm) – Gasolina
- Torque de 15.3/4800 (kgf.m/rpm) – Etanol
- Tração dianteira
- Transmissão automática do tipo CVT
- Pneus 195/60 R16
- Rodas em liga leve aro 16″ (pol)
- Estepe temporário
- Direção com assistência elétrica progressiva (EPS)
- Suspensão dianteira McPherson
- Suspensão traseira com barra de torção
Carrão, não é verdade?
O que você achou da novidade? Parece ter muito em comum com o Fit ou o modelo pode ser chamado de inédito? Escreva suas opiniões nos comentários.