Uns vêm de fábrica, outros são instalados depois, tem também os que não tem e nunca terão. Estamos falando de automóveis com farol de milha. Sabe aquele carro que passa por você com 4 faróis acesos? Se sempre viu, nunca usou e só ouve falar, então este artigo é pra você conhecer mais sobre esse farol auxiliar que tem legislação especifica pra usar.
O que é farol de milha?
Como já antecipamos acima, faróis de milha são faróis auxiliares, e proporcionam uma luz mais forte que a do “farol alto”. Eles ficam na parte mais baixa do carro. Normalmente são instalados sobre o para-choque ou do lado dos faróis principais. Ou, dependendo do modelo do automóvel, já fazem parte do mesmo conjunto de faróis.
Para que serve o farol de milha?
Como o próprio nome sugere – milha = 1,6 km – são utilizados para ter maior alcance de visão em trajetos longos e em terrenos que requerem iluminação. Isso proporciona ao motorista uma visibilidade antecipada e mais segurança ao conduzir em estradas escuras ou desconhecidas.
Como devo usar o farol de milha?
É importante ressaltar que os faróis de milha não substituem os faróis convencionais e não devem ser usados sem necessidade. Isso pois a luz forte pode atrapalhar os motoristas que vem na direção contrária.
Explicando de um jeito mais fácil: o farol de milha apenas aumenta o conforto visual. É mais luz no mesmo ponto que o farol alto, não há uma explanação de luz, segue iluminando pra frente.
Por isso, consta na legislação que o farol alto, só deve ser utilizado quando não houver outros carros em sentido contrário. Além disso, quando não existe ocorrência de neblina ou cerração muito fortes.
Farol de neblina x Farol de milha
Não dá pra falar de farol de milha sem falar sobre o farol de neblina, até porque, muitos ainda não sabem a diferença e qualquer luz mais forte no veículo acaba virando uma coisa só, não é mesmo? Mas nós vamos explicar isso e botar a luz no seu lugar.
Os faróis de neblina também são auxiliares e instalados na parte inferior frontal do carro. Abaixo do para-choque, com o feixe de luz mais voltado para o solo. A reprodução da luz é mais curta e em forma de leque, portanto, essa condição proporciona melhor visibilidade em caso de neblina ou muita chuva, e o melhor, sem atrapalhar quem vem na outra direção.