Muitas pessoas acham que é importante aquecer o veículo antes de dirigir. É uma espécie de escolha dominante de pensamento vindo da época em que os automóveis tinham carburadores. Com isso, eles não respondiam adequadamente até atingir uma determinada temperatura de operação. E hoje em dia? Você precisa esquentar motor antes sair de carro no frio?
Será que esquentar motor antes sair é uma boa?
Hoje em dia não há necessidade de esquentar motor antes sair. Alguns segundos com a aceleração alta são suficientes para ter a pressão de óleo necessária para lubrificar e fazer todo o motor funcionar. Como faria em um dia de verão.
O rápido aquecimento foi possível graças à adoção global de sistemas eletrônicos de injeção de combustível. Eles são calibrados para fornecer uma mistura perfeitamente inflamável em todas as temperaturas. E também para fornecer a resposta normal do acelerador em todos os momentos.
Muitas pessoas falam que hoje em dia é possível sair dirigindo o carro logo em seguida da partida. Hoje em dia, você vai encontrar esses conselhos na maioria dos manuais dos proprietários de automóveis.
O manual dos carros diz isso porque hoje, o motor do carro precisa de muito pouco combustível para manter uma velocidade baixa. Por conta disso, não há muito calor a ser gerado.
Sem calor, o metal no motor não se expande rapidamente e o motor leva mais tempo para ficar “no ponto”. Isso é necessário para atingir o espaço ideal entre as peças móveis. O resultado disso é o que o motor frio andando experimenta um alto nível de mistura de combustível não queimada.
E no frio?
No frio, porém, a indicação é que você deixe sim o seu carro aquecendo por algum tempo antes de dirigir. Nessa situação, você pode querer calor dentro do carro. Juntamente com o ar quente de descongelamento, para limpar os pára-brisas. Assim, garante uma visibilidade boa e sua segurança. Nesse caso, o uso adicional de combustível e o risco de contaminação de lubrificantes podem valer a pena.
Especialistas indicam que em dias de frio os carros podem ficar ligados em ponto morto, um ou dois minutos antes de sair dirigindo. Quando as temperaturas caem para o congelamento, ou quando é frio o suficiente para que os pára-brisas se congelem, o óleo precisa se aquecer antes de poder se mover suavemente por todo o carro.
Nos dias de frio, os fluidos ficam mais espessos. Então, para funcionarem na sua melhor forma e lubrificar adequadamente, eles precisam de 60 a 120 segundos de ação após o funcionamento do motor.
Sair dirigindo como motor frio o coloca sob pressão. Com isso, muito mais combustível é necessário para impulsionar o que é, afinal, uma máquina muito pesada. Com mais combustível queimado em um curto espaço de tempo, os componentes do motor aquecem mais rapidamente. Eles se expandem e alcançam a tolerância de projeto.
Assim, você pode seguir no seu dia com qualidade e segurança sabendo que o motor do seu carro não vai te deixar na mão! Gostou? Confira mais dicas para dirigir melhor.
E para que não aconteça imprevistos ou sustos, nada melhor que um seguro auto.