Skip to main content

Não encher o tanque completamente prejudica o carro? Mito ou verdade?

Por 17 de março de 2023Mobilidade
Imagem de uma mangueira de abastecimento para a matéria sobre o combustível adulterado

ompletar o tanque do carro é uma tarefa comum para a maioria dos motoristas, mas algumas pessoas acreditam que não é necessário encher o tanque com frequência. Será que isso é um mito ou uma verdade? Neste texto, vamos mostrar os possíveis problemas que podem surgir se você tem o costume de andar o tempo todo com a luz da reserva acesa.

Cotação online de Seguro Auto

Tanque vazio, problemas à vista

Para começar, é importante entender que os carros modernos são projetados para funcionar de forma eficiente com um tanque cheio de combustível. Isso ocorre porque o nível de combustível no tanque afeta a maneira como o carro funciona e pode ter um impacto significativo no desempenho do veículo.

Bomba superaquecida é fria!

Um dos principais problemas que podem surgir se você não encher o tanque com frequência é a possibilidade de queimar a bomba de combustível. A bomba de combustível é responsável por puxar o combustível do tanque e entregá-lo ao motor do carro. Ela fica mergulhada dentro do tanque e é refrigerada pelo próprio combustível.

Quando o tanque está vazio ou com pouco combustível, a bomba trabalha mais do que o necessário, o que pode causar superaquecimento e danificá-la. Isso pode levar a problemas de desempenho, como perda de potência, engasgos ou falhas do motor.

Sujeira acumulada

Outro problema que pode surgir se você não completar é o acúmulo de sujeira. Quando você enche sempre, o combustível fresco entra no tanque e dilui quaisquer sedimentos ou sujeiras que possam estar presentes.

Se você não tiver esse hábito, o combustível antigo pode se assentar no fundo do tanque, permitindo que essas partículas se acumulem. Com o tempo, esses sedimentos podem entupir o filtro de combustível e prejudicar o desempenho do carro.

Encher o tanque previne a corrosão…

Além disso, encher o tanque com frequência também pode ajudar a prevenir a corrosão do tanque de combustível. Quando o tanque está vazio ou com pouco combustível, o ar pode entrar e sair do tanque, o que pode levar à formação de condensação dentro do tanque.

Essa condensação pode levar à corrosão do tanque de combustível ao longo do tempo. No entanto, quando você completa sempre o tanque, há menos espaço para o ar dentro do tanque, o que pode ajudar a prevenir a formação de condensação.

…e significa economia

Outro ponto a ser considerado é que encher o tanque com frequência pode ser mais econômico a longo prazo. Quando você enche o tanque com frequência, geralmente consegue obter um preço mais baixo por litro de combustível.

Além disso, um tanque cheio pode durar mais do que um tanque com pouco combustível, o que significa que você pode dirigir por mais tempo antes de precisar abastecer novamente. Como resultado, encher o tanque com frequência pode ajudar a economizar dinheiro no longo prazo.

Manter o tanque cheio o tempo todo não é necessário

No entanto, apesar dos possíveis problemas mencionados acima, não é necessário andar o tempo todo com o tanque cheio . Em vez disso, é importante manter um equilíbrio saudável entre mantê-lo com uma quantidade razoável de combustível e enchê-lo com frequência suficiente para evitar problemas a longo prazo. O ideal é completar um pouco antes de entrar na reserva. Assim, a bomba ainda vai estar submersa no combustível e não vai sugar a sujeira depositada no fundo do tanque.

Só até o automático!

E, quando encher, vale lembrar que não é necessário que o frentista coloque mais combustível após o desarme automático da bomba. Um tanque muito cheio prejudica o cânister, um componente que evita que os vapores dos combustíveis sejam liberados na atmosfera.

E não é só: se a tampa do tanque não estiver com boa vedação, o combustível pode ser derramado e causar manchas na pintura, além de ser uma agressão ao meio ambiente e um desperdício de dinheiro.

Cotação online de Seguro Auto

Última atualização em 07/03/2023

Deixe uma resposta