Eu, você e a torcida do Flamengo inteira está no aguardo pelos carros autônomos: imagina poder andar de carro sem precisar dirigir. Trabalhar, se divertir e até mesmo visitar a sogra seria mais um momento para ler as notícias no jornal, relaxar batendo um papo ou acabar com os dedos no Candy Crush. Agora imagina tudo isso e ainda pagar menos no seguro auto.
É o que diz a estimativa da seguradora americana MetroMile: com os carros autônomos no comando do volante, o preço do seguro cairia cerca de 80%. Os dados foram divulgados para o jornalista Greg Ferenstein.
O perfil usado para a estimativa foi de uma mulher de 20 anos, que dirige cerca de 400 quilômetros semanais e mora na região de São Francisco, na Califórnia. Veja de quanto seria a diferença dos preços para diferentes modelos de carros com ou sem direção automática:
(Ficou com vontade de cotar o seu também? Faça uma simulação de seguro auto com a Bidu e compare em até 8 seguradoras. Mas por enquanto ainda não estamos fazendo cotação de carros autônomos, ok?)
O principal motivo da queda do preço foi a diminuição em quase 90% do risco de batidas. Todo mundo sabe que os carros autônomos tem uma ficha limpa no quesito acidentes: todos os acidentes relatados pelo carro do Google, por exemplo, foram causados por humanos.
Se por um lado essa queda no preço é notícia ruim para as seguradoras, que terão que cobrar menos no seguro do carro, também é uma boa notícia: os preços baixos podem fazer pessoas que geralmente não contratam seguro também entrarem para o mercado, aumentando o número de pessoas que tem seguro. Além disso, os riscos cobertos em um seguro auto provavelmente irão mudar: fará muito mais sentido uma proteção contra hackers do que contra colisão, por exemplo.
Já o segurado ganha de qualquer maneira: tanto pagando menos como contratando uma proteção que nunca teve.
O carro autônomo ainda demora um pouco para ganhar as ruas: as tecnologias ainda precisam de mais polimento e o poder público precisa criar leis que regulam o uso dessa tecnologia.
Mas você já pode ir preparando a leitura para quando eles vierem. Você pode até investir num Kindle – afinal, vai sobrar o dinheiro do seguro.
+ Está precisando de um dinheiro extra? Faça um empréstimo pessoal online na Bidu Corretora