Você está dirigindo tranquilo, quando de repente surge uma blitz policial mais a frente. Você põe a mão no porta-luvas do carro, mas seu documento não está lá. Você começa a suar frio e se pergunta: e agora?
É, amigo, não tem pra onde correr: dirigir sem o documento do carro é infração leve, com uma multa de R$ 53,20, 3 pontos na CNH e apreensão do veículo até você apresentar o documento.
Essa é uma das infrações mais comuns no Brasil. Por exemplo, segundo estatísticas do Detran do Paraná, mais de 21 mil multas por não portar o documento foram aplicadas no estado em 2014 – o terceiro maior número de infrações leves no estado, atrás apenas de estacionamento em desacordo com a sinalização e multa por não indicar o condutor infrator.
Mas essa não é a pior multa que você pode tomar por conta da documentação do seu carro.
Muito pior do que circular sem o licenciamento do seu carro é não renová-lo na data adequada. Esse caso é considerado infração gravíssima, acarretando uma multa de R$ 191,54, 7 pontos na carteira e apreensão do veículo.
+ Como conseguir descontos em multas de trânsito?
Bom, como é uma multa maior e uma infração mais grave, você pode pensar que as pessoas se atentam mais a isso, certo? Errado! Segundo dados do Detran-PR, mais de 66 mil pessoas cometeram essa infração no ano de 2014 – também a terceira maior infração gravíssima do estado, atrás apenas de avançar o sinal vermelho e ultrapassar pela contramão sobre linha amarela contínua, dupla ou simples.
Portanto, fique atento! Saiba mais sobre a documentação do seu carro no nosso guia sobre documentos. e como transferir os documentos do seu carro.
Veja também: