Dirigir à noite por lugares escuros pode se tornar menos arriscado. A Ford não para com as novidades: um tempo atrás falamos aqui que os engenheiros da montadora falaram que os carros autônomos dão sono.
Agora a a noticia que a Ford Europa está mostrando é que a partir da criação de um dispositivo que ajuda o automóvel a detectar pedestre em locais com baixa iluminação.
O intuito é de reduzir o índice de atropelamentos causados por problemas de visibilidade noturna.
Funciona assim: com uma câmera de alta definição, que se conecta a um banco de dados que apresenta “silhuetas de pedestres” (com o intuito de diferenciar uma pessoa de objetos, como placas de trânsito) o sistema avisa o condutor com sinais sonoros e visuais.
Na hipótese de o motorista não tomar nenhuma atitude em relação a evitar um possível atropelamento, a própria tecnologia ativa automaticamente os freios. Bem parecido com os carros inteligentes que prometem invadir as estradas em poucos anos.
Ao mesmo tempo, a Ford realizou pesquisas com milhares de pessoas e constatou que 81% dos que responderam os questionários disseram ter medo de dirigir à noite.
Entre as mulheres, o número chega a 87%. Ainda de acordo com os dados levantados, os problemas de visão à noite desencadeiam estresse para metade dos condutores, e cerca de um terço tem receio de se envolver em acidentes.
Em relação à nova tecnologia, há previsão de disponibilidade ainda neste ano, mas por enquanto, apenas alguns modelos da marca na Europa mesmo.
Medo de dirigir à noite? Veja essas dicas!
Também no Brasil, o receio de dirigir à noite é muito comum. Existe até aqueles que têm verdadeira fobia de pegar no volante no período noturno. Não por menos.
Acidentes ocorrem de norte a sul pelo território brasileiro, muitas vezes ocasionados por uma visibilidade comprometida ou visão ofuscada com os faróis dos automóveis.
Mas com alguns cuidados, dirigir à noite pode ser tão tranquilo quanto pela manhã.
Fique ainda mais atento
Não fique colado à traseira do veículo a sua frente. Propositalmente, aumente a distância. Se há algum carro quase que colado na sua traseira, deixe-o fazer a ultrapassagem.
Caso seja necessário frear bruscamente, é menor o risco de uma batida.
Atenção aos semáforos
Não, não basta o semáforo estar verde para você. Há muita gente que ultrapassa o sinal vermelho no período noturno.
Fique de olho no seu sinal e também no comportamento dos outros motoristas.
Permaneça na velocidade permitida
Não é porque não há outros carros ao seu redor que vale acelerar pelas rodovias, certo? Não ultrapasse o limite de velocidade estabelecido.
Além disso, se a opção for conduzir um pouco mais devagar (recomendamos), justamente por ser noite e a iluminação um pouco afetada, não se esqueça de permanecer no lado direito.
Faróis
Ao escurecer do dia, ligue os faróis. Isso ajuda na sua visão, a fazer com que os outros condutores te percebam, e evita uma multa, porque estamos falando de lei de trânsito.
Quando passar por túneis, mesmo que no período diurno, acenda o farol baixo. Vale o mesmo para dias de chuva e neblina.
Já em relação aos faróis altos, utilize-os apenas em casos onde exista pouca iluminação, em áreas bastante escuras, mas, atenção: desative os faróis altos se perceber motoristas seguindo na direção oposta a você. Garanta a segurança deles também.
O contrário também pode ocorrer: Caso os faróis dos outros carros prejudiquem sua visão, esquive seus olhos para a margem da estrada.
Você tem medo de dirigir à noite? Conta pra gente! Você pode expressar suas opiniões nos comentários logo abaixo.
Se você está começando a pegar no voltante agora, veja as nossas dicas para dirigir pela primeira vez.