Que tipo de motorista você é? Do tipo que gosta de ensinar os outros a dirigir? Ou aquele que dirige com o som nas alturas, evitando manter contato com outros condutores? Existem diversos tipos de motoristas e cada um possui características e maneiras diferentes de ver o trânsito.
Um estudo feito pela London School of Economics and Political Science (LSE) em parceria com a fabricante de pneus Goodyear revelou quais são os tipos de motorista que existem. O objetivo da pesquisa foi entender como o comportamento de um motorista é influenciado e influencia o comportamento de outros condutores.
Para alcançar o resultado do estudo, foram feitas entrevistas individuais e dinâmicas em grupo. Assim, os psicólogos conseguiram mapear os sete tipos de motorista que existem, ou melhor: sete personalidades frequentemente adotadas por condutores. Confira os perfis encontrados:
-
O Professor
É aquele motorista que gosta de ensinar aos demais o que eles fizeram de errado e espera um agradecimento pelos conhecimentos transmitidos. Esse tipo adora prestar atenção no erro dos outros e muitas vezes se esquece dos próprios. Por isso, ele pode se envolver em sinistros, embora não seja algo frequente e se envergonhará de contar para os amigos.
-
O Sabichão
Ele acredita que os outros motoristas são incompetentes e julgam eles a partir de suas próprias decisões. É o conhecido “dono da rua”.
Por se achar o sabichão, ele acaba por se envolver em algumas confusões ao longo do percurso e compra algumas brigas desnecessárias. Ao encontrar um deste tipo, tente manter a calma pois ele sempre se achará com a razão.
-
O Competidor
Você para no farol e um carro se aproxima na faixa ao lado. O motorista deste carro abaixa o vidro e acelera, mostrando que está pronto para uma competição. Esse é o estilo de dirigir do competidor. Ele se sente impelido a sempre ficar à frente dos outros carros, e se irrita quando é ultrapassado.
Ele adora acelerar e não se sente coibido no farol amarelo: corre mais ainda para não parar. Esse tipo se envolve em diversas colisões e, provavelmente, o preço do seguro auto dele será mais alto do que o de um condutor mais calmo, já que o histórico de acidentes do condutor é um dos fatores que compõe o cálculo do seguro.
-
O Carrasco
Esse tipo de condutor não aceita comportamentos que considera errado: se ele ver algo que não concorda no trânsito, ele tenta punir o motorista de alguma maneira. Frequentemente, ele sai do carro para tirar satisfações.
Por sempre querer castigar os outros, ele não é cuidadoso com o carro: se for preciso utilizá-lo para dar uma lição em outro motorista, não pensará duas vezes. Portanto, assim como o exemplo acima, deve pagar um seguro mais caro.
-
O Filósofo
É o tipo que consegue controlar suas emoções ao volante. Ele aceita os erros dos demais motoristas e procura encontrar uma explicação racional para eles.
É um condutor paciente e atento, que não age por suas emoções. Por isso, devido ao seu histórico de poucos acidentes, costuma pagar mais barato no seguro do que os mais esquentadinhos.
-
O Desencanado
Ele trata impessoalmente os erros dos demais motoristas e não os leva em conta como riscos ao volante. É aquele que diz “não vou me envolver em acidentes, eu dirijo bem”. Ou seja, ele não considera o outro como um potencial perigo, o que pode ocasionar sérios acidentes.
-
O Escapista
Esse condutor opta por ouvir música ou conversar ao telefone enquanto está ao volante, descartando qualquer relação com outros motoristas. Ele tenta se distrair com outras coisas, o que pode ser um perigo e causar acidentes. O preço do seguro auto do escapista não será muito baixo, já que ele deve ter algumas multas de desatenção e falar no celular enquanto dirige.
Você se identificou com algum desses tipos? Independente do seu estilo de dirigir, é importante ter um seguro auto para se prevenir. Nunca se sabe quando um imprevisto acontecerá!