Saber como fazer cera para carros tornou-se uma das formas mais econômicas de manter o seu veículo com aspecto bonito e brilhante. Além do mais, ter um carro bem conservado e limpo faz parte das tarefas que os donos precisam ter, pois ajuda na valorização e preservação do veículo.
Hoje em dia, levar o carro para lava-rápido ainda é uma das maneiras mais fáceis de dar aquele brilho e polimento. Mas o preço para ter esse tipo de feitoria ainda é bem salgado. Principalmente quando esse tipo de serviço pode ser feito em casa.
O passo a passo de como fazer cera para carros não é tão difícil quanto parece. Os produtos para a confecção da cera também são encontrados com certa facilidade. Já existem diversas lojas automotivas que oferecem esses produtos a preços mais baratos, facilitando a vida de quem quer dar um brilho no carro.
Saiba mais sobre o polimento cristalizado.
Como fazer cera para carros: produtos necessários
Agora que você já sabe que fazer cera para carros é mais fácil do que imaginava, vamos aos ingredientes necessários para aprender como fazer cera para carros. Serão necessários os seguintes materiais:
230 gramas de cera de carnaúba;
2 colheres de sopa de cera amarela de abelha;
480 ml de terebintina;
1 colher de sopa de óleo de pinho.
O modo de preparo consiste em levar ao fogo uma panela esmaltada, com a cera de abelha e a cera de carnaúba. Mantenha em banho e mexendo os produtos até ambas se unirem e homogeneizarem completamente. Quando a cera estiver nesse ponto, tire-a do fogo, deixando esfriar até que a cera comece a endurecer.
Nesse ponto, coloque a terebintina e o óleo de pinho, misturando até que a solução também se homogeneíze. Espere endurecer e chegar ao ponto ideal para, em seguida, colocar a cera em embalagens. Informe no frasco a data de fabricação, para que você tenha a noção de validade da fórmula. Sempre armazene o produto em locais ventilados e longe do sol e umidade, e principalmente de animais e crianças.
Cuidados antes de polir
Com os materiais em mãos, é preciso seguir algumas regrinhas para acabar não danificando a pintura do carro. A primeira delas é que os movimentos de aplicação da cera devem ser feitos na horizontal ou vertical, e nunca em movimentos circulares.
Polimento
Finalmente, com a ajuda da ponta dos dedos, aplique a cera caseira na pintura. Espalhe em seguida – já com a estopa fina ou algodão – na horizontal. Passe novamente o algodão, mas, desta vez, na vertical, fechando os poros presentes na pintura do carro.
Sempre use um pano de microfibra para remover os excessos. E lembre-se, para aplicar a cera, deixe o carro em local com sombra. Saiba mais sobre como polir carros.
Sempre passe a cera caseira em pequenas quantidades, para que ela não seque enquanto você passa o produto em todo o veículo. E use uma flanela limpa para fazer o polimento da cera.
Mantenha seu carro sempre limpo. Caso prefira, temos dicas de como fazer a limpeza do seu carro em casa mesmo.
Além de cuidar da estética do seu carro, não esqueça o mais importante. Contratar um seguro auto é fundamental para que você não fique na mão.