Pode parecer esquisito, mas os preços do seguro podem sofre e muito com a influência do celular. E nem estamos falando do seguro celular!
Acontece que a utilização inadequada dos smartphones pelos condutores ao volante é uma das principais causas de acidentes nos Estados Unidos. Isso acabou elevando os riscos, consequentemente, o valor dos seguros no país. Esta informação foi confirmada pela State Farm Mutual Automobile Insurance Co. em 2015.
O documento entrevistou um número considerável de pessoas e, dentre elas, 36% admitiram usar os smartphones enquanto dirigem, enquanto 29% disseram que acessam a internet ao volante. Este comportamento é ainda mais comum entre jovens de 18 a 29 anos. 64% das pessoas nesta faixa etária disseram que acessam comunicadores instantâneos e respondem mensagens ao mesmo tempo em que dirigem. 54% admitiram usar a internet ao volante.
No ano de 2015, o índice de acidentes de trânsito nos EUA aumentou 7,2%, segundo a entidade americana National Highway Traffic Safety Administration. Já em 2016, essa estatística pode ter crescido mais 6%, segundo a ONG National Safety Council.
Aqui no Blog da Bidu, já falamos sobre os perigos de dirigir e usar o celular ao mesmo tempo.
O problema pode ser ainda maior
Um detalhe que deve ser levado em consideração é que estes números já preocupantes podem ser muito maiores do que o constatado. Isso porque quem utiliza smartphones ao volante tem a consciência de que é um comportamento perigoso e uma grande parte dos entrevistados não deve assumir que o pratica.
Diante deste cenário, os preços dos seguros continuam subindo, atingindo a todos. Mesmo com as tecnologias de bordo que oferecem opções para que o smartphone não seja utilizado ao dirigir, como o Android Auto que conecta o celular ao carro, as estatísticas continuam crescendo. Quanto mais acidentes e mais multas pelo uso de celular no trânsito, mais caros deverão ficar os seguros automotivos.
A situação no Brasil
O Brasil, infelizmente, não é nada diferente dos EUA neste sentido. Já que este é um problema epidêmico no mundo todo. Como consequência da democratização tecnológica dos smartphones e do acesso à internet móvel.
Em nosso país, em 2014, um terço de todos os acidentes de trânsito do país foram causados por condutores que usavam o celular no momento. E como a maioria sabe, falar no celular enquanto dirige dá multa.
De acordo com o órgão administrados do seguro obrigatório DPvat, cerca de 1,3 milhões de acidentes acontecem todo ano por causa do uso de celulares ao volante. Por aqui, 80% dos motoristas brasileiros já admitiram utilizar o smartphone enquanto dirige.
Portanto, se estiver dirigindo, desligue o celular. Ou deixe-o afastado de você para evitar a tentação. A vida vale mais do que uma chamada urgente, certo?
Veja também: