Vamos conhecer os carros mais emplacados 2019? Ajudada pelas crescentes vendas para locadoras de veículos e pessoas com deficiência (PCD), a indústria automobilística vai se recuperando da crise que enfrenta desde 2013.
De acordo com os dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), os emplacamentos de automóveis e comerciais leves alcançaram a marca de 2.658.923 unidades em 2019. Isso representa uma alta de 7,65% em comparação a 2018, quando 2.470.005 unidades ganharam as ruas. Só em dezembro, foram emplacadas 251.973 unidades, um crescimento de 12,07% em relação ao mesmo mês de 2018.
Carros mais emplacados 2019 – Conheça
Só deu Onix
Entre os carros mais emplacados 2019, a liderança disparada foi do Chevrolet Onix. Ele terminou o ano com 241.214 unidades emplacadas, mais que o dobro do segundo colocado, o Ford Ka, que encerrou o período 104.331 emplacamentos. O Hyundai HB20 fechou o pódio quase empatado com o Ka: 101.590 unidades. Vale lembrar que Onix e HB20 foram totalmente renovados durante o ano.
Mais Chevrolet
No segmento dos sedãs compactos, mais um carro da Chevrolet na liderança. O Prisma encerrou o ano com 73.721 unidades emplacadas, contra 51.260 do Ford Ka Sedan, o segundo colocado. O Volkswagen Virtus ficou na terceira posição, com 46.876 emplacamentos.
O Onix Plus, que foi lançado em setembro e substituiu as versões mais equipadas do Prisma, teve um início arrasador. Em apenas três meses e meio de mercado, emplacou 26.852 unidades e deixou para trás concorrentes como Fiat Cronos, Nissan Versa e Honda City, que tiveram 12 meses de vendas.
Jeep é a queridinha
O concorrido segmento dos SUVs fechou o ano de 2019 com dois Jeep na liderança dos carros mais emplacados 2019. O Renegade, ajudado pelas grandes compras de locadoras, foi o líder, com 68.726 emplacamentos. Seu irmão Compass ficou na segunda colocação, com 60.361 unidades, seguido pelo Hyundai Creta (57.460 unidades emplacadas). O destaque ficou para o Volkswagen T-Cross, que começou a ser vendido em meados de março de 2019 e emplacou 37.081 unidades.
Líder renovado
Os sedãs médios vêm caindo a cada ano, ofuscados pelos SUVs. O líder no ano mais uma vez foi o Toyota Corolla, embalado pela chegada da nova geração. O sedã produzido em Indaiatuba (SP) terminou o período com 56.727 unidades emplacadas. Com um pouco menos do que a metade das vendas do rival, o Honda Civic encerrou 2019 com 27.318 emplacamentos. O Chevrolet Cruze, que como o Civic passou por uma leve reestilização durante o ano, ficou em terceiro lugar, com 17.829 unidades.
Para poucos
Nicho de mercado, o segmento dos esportivos vende mais do que muitos imaginam. O Ford Mustang cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, com 384 unidades emplacadas. Na segunda posição ficou o Porsche 911, que estacionou em 259 garagens. Em terceiro, quase empatado, outro alemão. A BMW Z4 terminou o ano com 233 unidades comercializadas.
Veterana boa de briga
Nos comerciais leves só deu Fiat entre os carros mais emplacados 2019. A veteraníssima Strada comemorou 20 anos de mercado brasileiro com a liderança do segmento. Foram emplacadas 76.223 unidades da picape compacta da Fiat. Sua irmã maior, Toro, ficou com o segundo lugar, com 65.566 emplacamentos. A Volkswagen Saveiro encerrou o ano no lugar mais baixo do pódio. Foram emplacadas 42.270 unidades do modelo.
O Corolla das picapes
Entre as picapes médias, liderança entre os carros mais emplacados 2019 foi da Toyota. A Hilux terminou 2019 com 40.419 unidades emplacadas. A Chevrolet S10 ficou na segunda posição, com 32.161 emplacamentos, seguida pela Ford Ranger, que conquistou o coração de 22.218 compradores.
Deu GM de novo
O ranking dos fabricantes teve a General Motors na liderança pelo quarto ano consecutivo. Foram 475.683 unidades de automóveis e comerciais leves emplacadas e 17,89% de participação. A Volkswagen terminou em segundo lugar, com 414.481 emplacamentos e 15,59% de participação. A Fiat fechou o pódio, com 366.134 unidades e participação de 13,77%.
Os mortos vivos
Alguns segmentos e modelos já não atraem mais a atenção dos compradores e ficaram na rabeira do ranking dos carros mais emplacados 2019. Entre os compactos, o menos vendido foi o Citroën C3, com somente 2.857 emplacamentos. O segundo lugar ficou com seu primo Peugeot 208, escolhido por 5.608 consumidores. O Nissan March foi o terceiro menos vendido, com 6.897 unidades.
Nos sedãs médios, deixaram o mercado em 2019:
- Hyundai Elantra (82 unidades);
- Peugeot 408 (122 emplacamentos);
- Ford Focus (1.151);
- Mitsubishi Lancer (1.353).
Entre os mortos-vivos do segmento, que são vendidos em doses homeopáticas:
- Toyota Prius (853 emplacamentos);
- Citroën C4 Lounge (1588 unidades);
- Kia Cerato (1.848).
Fim de linha
Os hatchbacks foram simplesmente dizimados pelos SUVs. O segmento todo vendeu apenas 8.776 unidades durante todo o ano de 2019. O Chevrolet Cruze abocanhou 60,62% do mercado, com 5.320 unidades emplacadas. O Golf deixou de ser vendido no Brasil em todas as versões e conseguiu 1.130 emplacamentos. O Ford Focus, que também foi extinto, encerrou sua história com 526 unidades.
Fim de linha também para as peruas compactas. As únicas remanescentes do segmento que por anos atraiu as famílias, Fiat Palio Weekend e Volkswagen SpaceFox deixaram de ser produzidas devido às vendas cada vez menores. A veterana da Fiat, lançada em 1997 e sem grandes alterações até seu fim, encerrou seu ciclo com 3.185 unidades vendidas durante todo o ano. Sua concorrente da VW era 10 anos mais nova, mas mesmo assim não foi suficiente. A SpaceFox se aposentou com 1.749 emplacamentos.
+ Carros mais populares em 2019
+ Marcas de carro que farão sucesso este ano
Última atualização em 07/02/2020