Muito se fala sobre o futuro dos automóveis e no mercado ainda tímido dos veículos elétricos. Sustentabilidade, economia e avanços tecnológicos norteiam uma discussão que ainda não vê um cenário estável.
Em relação aos automóveis que utilizam combustíveis fósseis e de origem vegetal, os elétricos estão longe de ganhar espaço competitivo. Isso porque o preço ainda é extremamente alto e não há muitas opções de manutenção, encarecendo ainda mais o seu custo.
No entanto, no Brasil, alguns modelos já despontam frente à disputa tecnológica das montadoras. Mesmo sem nenhum tipo de incentivo por parte do governo, montadoras apostam em uma tendência que promete ganhar uma fatia considerável do mercado mundial apenas a partir de 2030.
Quais são os carros elétricos no Brasil?
Apenas seis modelos foram lançados no mercado de veículos elétricos brasileiro, sendo que o mais barato sai por volta de R$123 mil. Veja quais são:
Toyota Prius
A nova geração do Toyota Prius chegou em junho de 2016 e é o carro sustentável mais barato, sendo vendido em versão única por R$ 123.950. Sedã, com motor 1.8, de 98 cv, ele pode ser abastecido tanto com bateria elétrica quanto com gasolina. O modelo também ganha em economia: faz 18,9 km/l na cidade e 17 km/l na estrada.
Lexus CT 200h
Também apostando em modelo híbrido, a Toyota coloca seu hatchback de motor 1.8 e 99 cv pelo valor mínimo de R$130 mil até R$150 mil.
Ford Fusion Hybrid
O sedã é um redesenho do clássico Fusion, porém híbrido e com motor 2.0 de 140 cv. O preço mais alto, R$159 mil, justifica-se pelos adicionais presentes no Ford Fusion Titanium pelo pacote de equipamentos do sedã, que traz todos os mimos vistos no Fusion Titanium , incluindo controle de cruzeiro adaptativo e a central multimídia Sync 3.
+ Saiba mais sobre carros híbridos
BMW i3
O único automóvel elétrico do país movido exclusivamente por um motor a gasolina. Tem motor de 170 cv e 25,5 kgfm, sendo vendido no Brasil, por R$ 169.990. Ele vem com um pequeno motor e dois cilindros de moto, usado como gerador para recarregar as baterias. Sua autonomia chega a 300 km, com um rendimento médio de 60,5 km/l.
Mitsubishi Outlander PHEV
O maior SUV da Mitsubishi no Brasil chega com um motor 2.0 de 121 cv e 19,4 kgfm de torque e passa a trabalhar em conjunto com dois motores elétricos de 82 cv. Ele recarrega suas baterias com o motor à gasolina ou com o auxílio de uma tomada. No modo elétrico, ele alcança um rendimento de 55,2 km/l. O preço inicia em R$ 204.990.
BMW i8
Diferente do i3 por ser um superesportivo, este modelo da montadora alemã chega com um 1.5 turbo de três cilindros de 231 cv e 32,6 kgfm, e o elétrico de 131 cv e 25,5 kgfm. A autonomia, no entanto, deixa a desejar, com apenas 32 km. O preço também assusta um pouco: R$ 799.950.