Esse simpático vídeo de 1956 da General Motors foi exibido pela primeira vez na Motorama, feira de automóveis que a montadora promovia na década de 1950. Nele, as personagens imaginam como seria a vida que “definitivamente” teríamos em 1976: estradas inteligentes, carros que se dirigem sozinhos e interface de voz com um assistente que vigia tudo seriam algumas das novidades. Porém, eles fizeram uma antecipação do tempo.
Mesmo que tenham errado de longe a época, certamente eles acertaram na mira: hoje interagimos com o nossos celulares através da voz (ok, talvez a Siri não fique numa cabine olhando o trânsito, mas a ideia é a mesma), temos sistemas de GPS avançados e carros automáticos serão uma realidade antes do que imaginamos. Mesmo assim, é muito legal notar o toque da época: a família ativa a direção automática através de uma manivela (!), sem falar nas roupas e cabelos e jeito de filme da época.
O vídeo está em inglês, mas vale a pena assistir mesmo assim. A dica é do site americano IEEE Spectrum:
E você, como imagina os carros do futuro? Já pensou em utilizar essas tecnologias no trânsito de São Paulo? Deixe nos comentários!