Skip to main content

Lista dos Carros Clássicos Brasileiros mais lembrados

Por 27 de novembro de 2018agosto 15th, 2024Mobilidade
Imagem de fusca para texto sobre carros clássicos brasileiros

Por mais que surjam novos modelos de automóveis, cada vez mais modernos, alguns carros antigos ficam marcados no imaginário da população. São os chamados carros clássicos. Neste texto, você confere uma lista dos carros clássicos brasileiros.

Os carros clássicos brasileiros

Um carro não é apenas um meio de transporte. Muitas pessoas desenvolvem uma relação afetuosa com seus automóveis.

Você já deve ter conhecido pessoas que colecionam ou restauram Fuscas e Kombis, por exemplo.

Isso ocorre porque alguns veículos adquirem uma importância emocional para muita gente e acabam marcando suas épocas. Assim, cada país tem seus carros clássicos.

Abaixo, listamos os principais carros clássicos brasileiros, bem como algumas de suas características. A lista está em ordem cronológica de fabricação.

Se você tiver mais de 30 anos de idade, certamente alguns dos carros listados farão você se lembrar de pessoas, episódios ou de determinados períodos da sua vida.

Volkswagen Fusca

O primeiro na lista dos carros clássicos brasileiros é o Volkswagen Fusca, carro de origem alemã. Ele foi o primeiro carro fabricado pela Volkswagen, no final dos anos 1930, e foi criado para ser barato e de fácil manutenção.

Os primeiros Fuscas foram importados para o Brasil em 1950. Pouco depois, começaram a ser montados aqui.

O Fusca foi um sucesso em vários países, e no Brasil não foi diferente. Ele chegou a responder por mais da metade da frota veicular nacional.

A produção do Fusca no Brasil foi interrompida em 1986, mas retomada em 1993, por sugestão do então presidente Itamar Franco. Em 1996, foram fabricadas as últimas unidades.

Volkswagen Kombi

Foto de Kombi para texto sobre carros clássicos brasileiros

A Kombi era vista como um carro forte e seguro para transporte.

A Kombi não poderia faltar na lista dos carros clássicos brasileiros. Fabricada no Brasil de 1957 a 2013, foi precursora das atuais vans.

Tinha uma construção simples, porém robusta, e seu motor altamente resistente. Essas características fizeram desse carro um favorito para quem tinha grandes famílias ou precisava transportar cargas com frequência.

De fato, o modelo só parou de ser fabricado porque o projeto original era incapaz de incorporar airbags para o motorista e o passageiro, que passaram a ser obrigatórios.

Chevrolet Opala

Foto de Opala para texto sobre carros clássicos brasileiros

O Opala era um dos carros mais usados como viatura policial.

O Opala foi o primeiro carro de passeio fabricado no Brasil pela General Motors, em 1968. É um dos carros clássicos brasileiros mais lembrados.

Sua carroceria era parecida com a do Opel Rekord, fabricado pela subsidiária alemã da GM. Contudo, outras características lembravam outro carro da GM, o Impala. Da junção de Opel com Impala surgiu então o nome Opala.

Foram vendidas mais de um milhão de unidades no Brasil, dentre diversas versões, até a produção ser descontinuada em 1992.

O Opala, bem como sua versão tipo perua, a Caravan, também ficou famoso na época como viatura usada pela Polícia Militar e Civil, e também como ambulância.

Ford Maverick

Foto de Maverick para texto sobre carros clássicos brasileiros

O Maverick tinha fama de luxo e requinte. Era utilizado muito em produções cinematográficas.

O Maverick foi fabricado no Brasil de 1973 a 1979. Seu design esportivo agradou, e foram vendidas pouco mais de 100 mil unidades no país.

Algumas versões eram equipadas com motor V8, que produzia um ronco característico e acelerava o carro de 0 a 100 km/h em pouco mais de 10 segundos.

Embora o sucesso no Brasil tenha sido menor do que nos EUA, seu país de origem, o Maverick acabou se tornando um dos carros clássicos brasileiro, pois virou sinônimo de estilo e requinte.

Devido a isso, o carro acabou figurando em vários filmes da época. Ele também pode ser visto no recente filme “Bingo: o Rei das Manhãs”, que se passa no início dos anos 1980.

Chevrolet Chevette

Foto de Chevette para texto sobre carros clássicos brasileiros

Versão do Chevette vermelho com duas portas.

O Chevette é outro na lista dos carros clássicos brasileiros. Fabricado durante 20 anos, a partir de 1973, o automóvel teve várias versões, com motores 1.0, 1.4 e 1.6.

O Chevette vendeu mais de 1,5 milhão de unidades no país, chegando a ser o carro mais vendido do Brasil em 1983.

Inicialmente lançado com duas portas, o Chevette ganhou posteriormente versões com quatro portas. Ele também teve sua parte frontal remodelada a partir de 1983 – o que contribuiu para novo impulso nas vendas.

Chevrolet Monza

Foto de Monza para texto sobre carros clássicos brasileiros

O Monza foi considerado o carro da década de 1980.

O Monza foi fabricado no Brasil de 1982 a 1996. Chegou a ser o carro mais vendido do país por três vezes consecutivas: em 1984, 1985 e 1986.

O Monza brasileiro foi criado para concorrer diretamente com o Del Rey da Ford. Como era mais resistente e mais aerodinâmico, o Monza acabou levando vantagem, e foi considerado o carro da década de 1980.

Lançado inicialmente em versão hatch 1.6, ainda em 1982 o Monza passou a ser oferecido também na versão com motor 1.8. Em 1983, surgiram também as versões sedã de duas e de quatro portas.

Com mais de 800 mil unidades fabricadas no país, o Monza revolucionou o setor de carros médios familiares, tanto que foi chamado de “queridinho da classe média”. Certamente esse é um dos carros clássicos brasileiros que todo mundo se lembra.

Ford Escort XR3

Foto de Escort XR3 para texto sobre carros clássicos brasileiros

O Escort XR3 ficou famoso por ser considerado um modelo esporte.

Ele foi um dos modelos esportivos mais apreciados nos anos 1980. O Escort XR3 foi fabricado no Brasil de 1983 a 1996, embora tenha surgido na Europa no final da década de 1960.

Com visual arrojado para a época, o XR3 trazia faróis de milha, aerofólio traseiro, teto solar e bancos esportivos.

O motor 1.6, contudo, não tinha um desempenho que fizesse jus ao aspecto esportivo. Mesmo assim, o carro foi um grande sucesso e é um dos carros clássicos brasileiros.

VW Gol GTi

Foto de Gol para ilustrar texto sobre carros clássicos brasileiros

O Golo GTI foi fabricado até o ano 2000.

Primeiro carro brasileiro dotado de injeção eletrônica, o Gol GTi foi lançado em 1988, e fabricado até 2000. Com seu motor 2.0 de 120 cavalos de força, o automóvel acelerava de 0 a 100 km/h em menos de 10 segundos. Nos primeiros anos era oferecido apenas na versão azul e cinza, mas em 1991 foram lançadas novas opções de cor.

Você é daqueles que ainda mantém seu carro antigo operacional pelas ruas? Não se esqueça de fazer um seguro para carros antigos!

Cotação online de Seguro Carros Antigos

Última atualização em 27/11/2018