O carro mais vendido do Brasil há dois anos recebeu a pior nota possível em testes de segurança. O Chevrolet Onix ficou com nota zero nos testes de colisão realizados pela Latin NCap, organização independente que investiga a segurança dos automóveis.
A análise foi desenvolvida pelo Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e Caribe e a nota se refere à proteção dos adultos nos carros. A péssima nota está ligada à proteção lateral. Nos testes realizados, o impacto na lateral é capaz de causar uma compressão no peito do passageiro. Com possibilidades de penetração da estrutura na pessoa. Para a categoria de proteção de crianças, a marca ficou com 3 estrelas.
Segundo o relatório divulgado, em 2014, o Onix havia adquirido três estrelas também para a categoria adulta, que incluía os testes de colisão frontal. Todavia, com os novos testes realizados, agora abrangendo a lateral, essa nota foi reduzida, pois os riscos de segurança foram constatados.
Não existe no veículo dessa marca uma boa estrutura para impacto lateral. O que existe é somente as barras na porta, um requerimento extremamente básico de regulamentação solicitado pelas Nações Unidas em 1995.
O resultado surpreende porque o Onix é considerado um dos carros mais seguros atualmente. Tanto que esse é justamente um dos principais motivos que fazem dele o carro mais vendido do Brasil. Possui sistema de freios ABS com distribuição eletrônica de força de frenagem e airbags duplos.
Esclarecimento da Chevrolet
A Chevrolet chegou a publicar uma nota se justificando em relação aos resultados dos testes divulgados. Nela, a empresa diz cumprir “integralmente com todos os requisitos locais de segurança dos mercados onde é vendido na América do Sul”. Afirma também que busca “melhorar a segurança rodoviária em todo o mundo e busca a melhoria contínua da segurança dos veículos à medida em que novas tecnologias se tornem disponíveis”.
No final da nota, a fabricante explica também que está constantemente procurando maneiras de melhorar o desempenho em segurança, citando o exemplo do OnStar nos principais países da América Latina.
O OnStar, se você não conhece, é uma iniciativa que oferece serviços de emergência para ocasiões de acidentes de carros, ajudando a salvar vidas. “O Onix é o único veículo de sua categoria a oferecer este tipo de tecnologia”, finaliza a nota divulgada.
Segurança infantil
Para a Latin NCap, o resultado do teste alcançado na categoria infantil é aceitável, embora chame atenção a carência de ancoragens ISOFIX. O cinto de segurança tem apenas dois pontos, ligados à parte traseira. Outro detalhe é que durante os testes a porta traseira direita foi aberta, o que pode expor às crianças a algum risco.