Já é tempo de sol, praia, sorvetes… e também das chuvas e temidas enchentes. Quem tem um carro e passa constantemente por regiões com risco de alagamento sabe a dor de cabeça que dá ter que ficar ilhado enquanto espera a água baixar. Ou pior ainda, quando o veículo é invadido pela água, por todos os lados!
O quadro pode ser desesperador, mas saiba que com seu seguro de carro, você está protegido contra esse tipo de problema.
A Susep (Superintendência de Seguros Privados) determina que os planos básicos – ou seja, aqueles que possuem cobertura contra colisão, roubo e incêndio – também incluam a cobertura relacionada à submersão total ou parcial do veículo. No entanto, esta vale somente se não for em água salgada.
Vale lembrar que, caso seja confirmada atitudes que agravem os riscos – como tentar passar pela enchente ao invés de deixar o carro estacionado, esperando baixar o nível de água – as seguradoras não aceitarão reembolsar o cliente.
E como fazer caso você não tenha seguro auto e passou por uma enchente? Bem, nesse caso os valores para conserto do carro avariado pelas chuvas pode chegar ao prejuízo de 2 até 10 mil reais. Isso porque deve ser feita recuperação na parte mecânica, elétrica, funilaria e limpeza do veículo, podendo ficar até dois meses na oficina.