Você já ouviu falar em cambagem de pneus? Ou ainda: Sabe dizer por que é importante?
A cambagem tem a finalidade de distribuir o peso do carro pela banda de rodagem. Ajuda a aumentar a vida útil do pneu.
O serviço é aplicado ao camber, o ângulo de inclinação da roda. Este ângulo compensa os esforços laterais dos pneus durante as curvas, ajudando na estabilidade.
Quando a cambagem não está correta, há desgaste dos pneus e ela precisa ser ajustada para que haja distribuição do peso do carro pela banda de rodagem. Em cidades com muitos buracos pelas vias, o problema é mais comum.
+ Como cuidar dos pneus do seu carro
Camber positivo – É quando acontece desgaste no ombro externo dos pneus, que estão voltados para a parte interna do carro.
Camber negativo – O desgaste, ao contrário, ocorre no ombro interno do pneus, o que gera instabilidade.
Camber desigual – É quando o automóvel começa a pender para um dos lados, isto é, quando uma das rodas está com o ajuste de camber positivo.
Qual o momento de fazer cambagem de pneus?
Uma dica é observar a dianteira do carro, analisando se os pneus estão em ângulo reto – 90º. Se estiverem nesse ângulo ideal, os dois lados estão equilibrados.
Se perceber que um lado parece mais inclinado do que outro, leve o veículo para um profissional técnico para analisar a cambagem. Talvez seja o caso de fazer também uma revisão de alinhamento e balanceamento.
Muitos profissionais mecânicos possuem as ferramentas necessárias para desentortar a peça e colocar o pneu no ângulo correto.
Geralmente os preços variam entre R$ 260,00 e R$ 510,00. Uma média de R$ 100 por roda. Isso vai depender da oficina, da cidade, dos profissionais e etc.
De outro lado, vale dizer que há especialistas que não concordam com a regulagem do camber.
Isso porque 98% dos carros não vem com sistema de regulagem do camber, de tal modo que para mudar o ângulo, é preciso utilizar um cilindro hidráulico e desentortar, trazendo as rodas para o ângulo que é especificado pela fabricante.
Diante disso, a cambagem, segundo eles, não existe, porque não vem especificada por nenhuma montadora. Em nenhum manual há orientações sobre como proceder diante da necessidade de alterar o camber.
O correto a ser feito, portanto, é, simplesmente, trocar a peça que está com problema, que pode ser a mola, a manga de eixo, amortecedor, por exemplo.
Se há uma peça torta, ela precisa ser substituída, e não “desentortada”. Ao perceber problemas na inclinação dos pneus, procure, então, um técnico mecânico de confiança.
Você já fez cambagem de pneus alguma vez? Ficou com alguma dúvida? Escreva pra gente nos comentários!
Veja também a nossa postagem sobre pneus remold e sobre a calibragem do pneu
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Última atualização em 29/06/2020