Sabe aquele barulho chato do motor que não damos atenção? O ruído continua, continua e só tomamos uma atitude quando acontece algo mais sério no carro. Este cenário um tanto comum deveria ser resolvido quando escutamos o primeiro som. Ouviu algo fora do normal ao arrancar? O problema pode ser o calço do motor. Hã? Calma, vamos explicar e descomplicar tudo sobre ele, acompanhe!
Afinal, o que é Calço do Motor?
Também conhecido como coxim do motor, é uma peça composta por borracha, metal e vinil. Ela fica localizada em um ponto estratégico no veículo, mais precisamente entre o motor e chassi. Por estar próxima a altas temperaturas do motor, o material precisa ser resistente a ponto de suportar tamanho calor.
Nos carros populares, há três calços, enquanto nos carros de luxo, como os SUVs, pode haver cinco ou mais. Inclusive, nos automóveis de alto padrão, o calço é fabricado através de materiais mais nobres e com maior durabilidade do que os comuns.
Para que serve o Calço do Motor?
Lembra do barulho? Pois é, o calço do motor é o responsável por diminuir os ruídos e vibrações oriundos do motor. Em outras palavras, ele é quem faz o isolamento tanto para abafar os sons como proteger a lataria de trepidações quando o veículo estiver em movimento.
Sem o ele, o carro ficaria recheado de barulhos e seria, praticamente, impossível de dirigir. Muitos desconhecem ou menosprezam a importância do calço. Na verdade, ele não só garante esse filtro de sons na cabine, mas também evita que outros componentes sejam desgastados, como amortecedores e suspensão.
Afinal, ninguém gostaria de pegar no volante e não ter sossego com vários ruídos atormentando, certo? Este é o papel do calço, ajudando a afastar qualquer som e vibração que vem do motor. Há, também, outros calços espalhados no automóvel com a mesma função, situados no câmbio, escapamento e suspensão.
Como saber que ele está com problemas?
Isto acaba sendo mais fácil do que parece: o motorista consegue reconhecer quando o calço demonstra sinais de desgaste. É simples: é possível ouvir barulhos estranhos ou sentir vibrações ao dirigir.
Como falamos do motor, duas ocasiões são comuns para notar que há problemas no calço:
- Escutar um barulho alto do motor quando for pisar o pé no acelerador ao arrancar, exemplo de sair muito rápido de um farol;
- Sentir uma vibração exagerada do motor, mesmo nos momentos que estiver com o veículo parado.
Identificou-se em algum dos casos? Não pense duas vezes: procure um mecânico de sua confiança para realizar a troca do calço do motor. A deterioração de uma peça impacta nos outros calços, os sobrecarregando, o que pode causar a quebra do coxim.
Por fim, quem acaba sofrendo com esses incômodos não é apenas o motorista, mas todos os ocupantes do carro. A viagem se torna um verdadeiro martírio nessas situações, impeça que isso aconteça!
Como ocorre a manutenção do Calço do Motor?
O calço do motor pode, com o passar do tempo, ficar ressecado e ganhar rachaduras, perdendo a sua função original de manter o isolamento acústico e vibratório do motor. O silêncio do carro começa a chegar ao fim, infelizmente.
Pelo menos, nem tudo é notícia ruim: a troca do calço do motor costuma ser rápida, se realizada numa oficina especializada. O processo de manutenção requer um cuidado e habilidade, uma vez que o motor será desmontado parcialmente, deslocado e isso já é bastante trabalhoso.
É claro, o reparo depende se outras peças foram afetadas além do calço, o que pode elevar o custo de todo o procedimento. O preço, aliás, é outro fator variável: leva-se em conta o modelo do automóvel (popular ou de luxo), a complexidade da troca, além da mão de obra feita. Entre os carros populares, costuma-se ter um valor mais acessível, diferente dos veículos de alto padrão, que requer abrir o bolso um pouco mais.
Não esqueça: sempre escolha peças originais, dessa forma não abre margem para algum estrago com materiais falsificados ou adaptados.
Como evitar o desgaste do Calço do Motor?
Estima-se que a vida útil do calço do motor gire em torno de três anos ou a cada 30 mil quilômetros rodados. Porém, o que determina o bom desempenho da peça é como cada um dirige o veículo no dia a dia. Sim, isso interfere diretamente na duração do coxim.
Para ficar mais claro, vamos dar algumas dicas de como evitar o desgaste do calço:
- Não faça arranques bruscos;
- Desacelere ao passar em lombadas, valetas e rampas;
- Tenha cuidado ao trafegar em ruas esburacadas, não corra;
- Faça uma revisão quando estiver perto do fim da vida útil do calço;
- Opte por peças originais de fábrica na hora da troca;
- Em carros rebaixados, redobre a atenção e vá no mecânico com mais frequência, já que o calço será mais exigido.
Sem exageros na condução do automóvel, o calço do motor terá um bom funcionamento e garantirá um tempo considerável mantendo o seu veículo longe daqueles insuportáveis barulhos. Seja cauteloso ao dirigir e evitará problemas!
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Última atualização em 02/03/2020