O Brasil é o país com a maior incidência de raios em todo o planeta, são mais de 57 milhões anualmente. A maior frequência ocorre no estado de Amazonas, porém todo o país é afetado, principalmente durante o verão.
Os raios e trovões aparecem com frequência nos mitos e lendas de civilizações passadas, com a intenção de explicar a origem desse fenômeno natural. Os babilônicos acreditavam que o deus Adad carregava em uma das mãos um bumerangue que provocava os trovões e na outra uma lança que quando arremessada dava origem aos raios.
O Brasil é o país campeão de raios, fazendo 111 vítimas e deixando 500 feridos por ano
Para os Gregos, Zeus jogava lanças contra os homens pecadores e arrogantes, atingindo-os com o raio. Já para os Nórdicos, Thor era o Deus que provocava esse fenômeno arremessando seu martelo.
Saindo dos mitos e indo para a explicação científica, o raio é uma descarga elétrica que ocorre na atmosfera, com intensidade de 30 mil ampères (mil vezes maior que a intensidade do chuveiro elétrico, para ter uma comparação). Ele é formado dentro das nuvens a partir de cargas elétricas geradas pelo choque de partículas de gelo. Quando um número certo dessas partículas são somadas, surge uma faísca que faz a descarga para o solo.
O raio é uma descarga elétrica que ocorre na atmosfera, com intensidade de 30 mil ampères (mil vezes maior que a intensidade do chuveiro elétrico)
Os raios geralmente procuram objetos pontiagudos ou metálicos (daí vem o formato e material dos para-raios). Já as descargas que acontecem na atmosfera ou interior das nuvens, provocam o deslocamento de ar que causa o clarão e barulho conhecido como trovão.
A explicação para o Brasil ser o alvo dos raios é geográfica, pois a maior parte do país está na zona tropical, o que facilita a formação de tempestades. Veja abaixo alguns dados sobre o fenômeno.
- O estado de Amazonas é o mais atingido por raios, sendo 11 milhões por ano.
- A cada 50 mortes no mundo por raios, 1 ocorre no país.
- No Brasil são aproximadamente 7 relâmpagos por km² a cada ano.
- Um raio atinge duas vezes o mesmo lugar. Por exemplo: o Cristo Redentor no Rio de Janeiro é atingido anualmente por seis raios.
- Os raios fazem 111 vítimas e deixam 500 feridos por ano.
A corrente elétrica do raio pode provocar queimaduras, danos ao coração, lesões respiratórias e auditivas, além de outras complicações, mesmo que ele não atinja diretamente a vítima.
De 20 a 30% das pessoas atingidas por raios morrem. Entre as que sobrevivem, 70% ficam com sequelas.
Cerca de 20 a 30% das pessoas atingidas por raio morrem, a maioria por parada cardíaca e respiratória e aproximadamente 70% dos sobreviventes sofrem uma série de sequelas psicológicas e orgânicas. Para evitar acidentes, é necessário tomar cuidados durante uma chuva ou tempestade.
- Não permaneça na rua ou em locais abertos durante tempestades, principalmente se estiver segurando objetos metálicos que atraem a descarga. Evite aproximação com linhas telefônicas, tomadas, janelas e estruturas metálicas.
- Durante uma tempestade, não mexa no celular enquanto ele estiver carregando. Quando a rede elétrica é atingida por um raio, ela de propaga pela fiação, atingindo o que estiver no fim da tomada. O mesmo principio vale para o telefone com fio, chuveiro e torneira elétrica.
- Evite campos abertos como áreas agrícolas, praias, estacionamentos e campos de futebol. Locais assim costumam ser alvos dos raios, por isso é importante sair imediatamente destes locais quando começar uma tempestade. A mesma regra vale para cordilheiras, topos de morros e prédios.
- Desligue da tomada eletrodomésticos e eletroeletrônicos, evitando que eles queimem devido uma tensão na rede elétrica.
O Seguro Residencial ajuda a proteger sua casa contra raios
Assim como a compra de um carro, a casa também é um investimento para toda família e é muito importante protegê-la com um seguro residencial. Porém, diferente do que muitas pessoas pensam, o seguro residencial não custa caro: o prêmio não costuma passar nem 1% do valor do imóvel. Este seguro é um aliado na hora do sufoco, seja por causa de um cano que estourou ou uma queda de raio que danificou sua casa.
Este tipo de seguro oferece proteção contra:
- Incêndio;
- Queda de raio;
- Explosão;
- Furto;
- Roubo, entre outras coberturas.
Você também pode contar com a assistência 24 horas que tem serviço de chaveiro, eletricista, encanador e vidraceiro.
Além disso, existem modalidades ainda mais simples de seguro para facilitar na hora da contratação. Por exemplo, a Tokio Marine criou um seguro de danos residencial mais simples de contratar. Este produto oferece a proteção para a residência de forma rápida, simples e sem burocracia. Além disso, o segurado concorre a sorteiros em dinheiro durante a vigência da apólice.
Última atualização em 20/07/2020