Você sabe o que é arrefecimento? Conhece o funcionamento do sistema de arrefecimento do seu carro? Neste texto você vai entender um pouquinho mais sobre esta palavra complicada de se falar.
Arrefecimento do motor
Muito se sabe sobre o motor dos veículos. Mas talvez algumas pessoas nunca pensaram nele desta forma que descreveremos a seguir.
O motor do carro nada mais é do que um dispositivo que converte a energia química contida no combustível em energia mecânica, para o movimento das rodas. Já havia pensado desta forma?
No entanto, nem toda a energia do combustível é convertida em energia mecânica. Uma parte é transformada em energia térmica (calor).
Por isso, é preciso resfriar o motor de alguma maneira, para que ele não esquente demais.
O arrefecimento é justamente esse resfriamento. Todo veículo possui um sistema de arrefecimento para retirar calor do motor, mantendo-o à temperatura ideal para funcionar.
Refrigeração
O arrefecimento do motor é feito usando um fluido composto por água destilada misturada a um aditivo para radiador.
A função do aditivo é impedir que a água congele ou entre em ebulição. Isso é necessário porque a temperatura do motor fica acima de 100 ˚C.
Antigamente, esse fluido circulava em um sistema aberto, de maneira que ele ia evaporando com o passar do tempo.
Por causa disso, de tempos em tempos, era preciso adicionar água ao radiador do sistema de arrefecimento.
Atualmente, porém, o fluido circula em um circuito fechado, o que dificulta sua evaporação. Por isso, não é necessário adicionar fluido ao circuito frequentemente.
O percurso do fluido no sistema de arrefecimento
A circulação do fluido composto por água e aditivo é feita por uma bomba d’água. É ela que “empurra” o fluido pelas mangueiras que fazem parte do circuito de arrefecimento.
Nesse percurso, o fluido passa pelo motor do veículo, fazendo algumas trocas térmicas.
Isso significa que parte do calor do motor passa para o fluido no interior das mangueiras. Com isso, o motor é resfriado de modo que sua temperatura diminui, enquanto a do fluido aumenta.
Resfriando o fluido novamente: o radiador
Como agora o fluido está quente, é hora de resfriá-lo. Caso isso não ocorra, ele não conseguirá mais absorver calor do motor, e perderá sua utilidade.
O dispositivo que tem a função de resfriar o fluido é o radiador do carro. O radiador possui em seu interior muitos tubos e canais para a passagem do fluido de arrefecimento.
Esses tubos são dispostos de maneira que o ar possa passar entre eles. Assim, o fluido no interior dos tubos cede calor para o ar e se resfria novamente. A ventoinha auxilia nesse processo, atuando de maneira similar a um ventilador.
Uma vez resfriado novamente, o fluido de arrefecimento está pronto para recomeçar o ciclo. Ou seja, ser bombeado para o motor e retirar calor dele e de outros componentes do veículo.
A válvula termostática
O dispositivo que comanda o processo de arrefecimento é a válvula termostática.
Essa válvula recebe informações sobre a temperatura do motor enviada por um sensor de temperatura. Aí então ela atua conforme o valor registrado.
Se a temperatura do motor estiver alta, a válvula termostática libera o fluxo do fluido de arrefecimento pelo circuito, para refrigerar o motor.
Quando a temperatura do motor cai, a válvula termostática interrompe a circulação do fluido.
Manutenção
Se o sistema de arrefecimento estiver com defeito, o motor pode sofrer danos severos, ou até mesmo fundir.
Por isso, não deixe de fazer a manutenção preventiva, e de trocar o fluido de arrefecimento quando for necessário.
Não esqueça também de fazer um seguro auto. Rodar tranquilo é o que importa.
Última atualização em 15/07/2019