No Brasil é verão praticamente o ano inteiro. Com isso, muitos, quando se aproxima a estação, investem aquele dinheiro guardado em um bom ar-condicionado para o carro, um item que também se tornou uma referência importante em relação a segurança. Mas aí surgem algumas dúvidas como por exemplo se vale a pena colocar um ar-condicionado digital ou não.
Para ajudá-lo a decidir pelo melhor, listamos as principais características dos modelos de ar disponíveis no mercado, como o ar-condicionado digital e o analógico, com as vantagens e desvantagens de cada um. Assim, você escolhe aquele que melhor irá atender as suas preferências e necessidades, acompanhe.
O que é o ar-condicionado digital?
O ar-condicionado digital é o modelo mais moderno que se aplica no mercado hoje. Porém, sua funcionalidade apresenta praticamente as mesmas características de um analógico. Seu principal diferencial é a quantidade de ajustes que ele apresenta em seu sistema.
Entre as funções em destaque temos:
- Capacidade de controlar a saída de ar de maneira mais inteligente;
- Escapamento do ar de forma mais regular e direcionada;
- Possibilidade de equilibrar a temperatura externa ao carro com a interna, o que proporciona um ambiente ainda mais agradável.
Em geral, a palavra-chave que irá determinar a sua escolha por um ar-condicionado digital é conforto. A sensação de bem-estar é enorme e o seu passeio ou viagem ficará ainda mais prazerosa.
Entre as desvantagens está o custo. A manutenção de um aparelho de ar-condicionado digital é superior ao analógico, podendo chegar a 55% de custo a mais do que o comum. Vale lembrar que não é apenas se o sistema digital der problema que você precisará recorrer a reparos. Essa poderá ser uma atividade regular, após um período, por conta do uso e das boas práticas.
Além disso, nem todas as lojas de manutenção de ar-condicionado estão prontas para realizar o conserto do seu aparelho de ar-condicionado digital. Isso acontece porque muitas peças não são nacionais, sendo assim, mais caras, ou estão em menor escala no mercado, dificultando esse processo.
Ar-condicionado analógico: entenda a diferença
O tradicional ar-condicionado analógico está presente na maioria dos carros populares vendidos hoje no país. A principal vantagem está no seu custo que é muito inferior ao ar-condicionado digital, incluindo o quesito manutenção.
A desvantagem para esse tipo de equipamento está na qualidade dos itens e no desempenho. Ao contrário do digital, esse é um aparelho que é bem mais simples, sem qualquer inteligência para regular a temperatura do ambiente como um todo. Ele possui apenas as saídas de ar e os níveis de quantidade de vento manuais, como ferramentas para regular.
Já em relação a qualidade do aparelho, a fragilidade do material é o mais aparente. Isso deve ser um item a ser considerado, já que, provavelmente, irá exigir mais cuidados e manutenções periódicas.
Como utilizar melhor o seu ar-condicionado digital?
Há algumas boas práticas para você utilizar o ar-condicionado do seu veículo, seja ele um aparelho analógico ou digital. Veja as dicas:
- Use o seu aparelho de ar-condicionado. Deixá-lo desligado por um longo período não é uma boa alternativa, por isso, ligue-o pelo menos uma vez na semana.
- Em caso de aquecimento do veículo, não é o ar-condicionado digital que vai ajudá-lo. É bem comum a gente ligar o ar e fechar tudo, quando o carro está aquecido devido a alta exposição ao sol. Mas a verdade é que essa não é uma prática ideal. Deixe portas e vidros abertos por um tempo para esfriar tudo naturalmente. Em seguida deixe os vidros um pouco abertos e ligue aos poucos o seu aparelho.
- Excesso de gás carbônico. A recirculação do ar do ar-condicionado pode parecer uma ideia interessante. Porém, ela evita que o ar interno tenha uma troca com o ar externo, acumulando assim gás carbônico em um espaço muito pequeno, como é um carro.
- Ar quente. No inverno, nada melhor do que aproveitar a possibilidade do seu ar-condicionado esquentar um pouco mais o ambiente interno do seu carro.
- Manutenção. Recomenda-se que se faça uma revisão do aparelho do ar-condicionado digital pelo menos a cada seis meses. Isso inclui: revisar a pressão do gás que possibilita o funcionamento do equipamento, verificar as mangueiras e limpar o filtro de partículas. Lembre-se: sem a manutenção adequada, você poderá ter perda na eficiência do aparelho e até mesmo acumular um cheiro ruim no veículo.
Ar-condicionado digital X ar-condicionado analógico
Para quem não abre mão do conforto na hora de dirigir, o ar-condicionado digital é sem dúvida a melhor opção. Mas, para quem quer apenas garantir que não irá sofrer com as altas temperaturas e está disposto a economizar, o analógico estará de bom tamanho.
Independente da sua escolha, saiba que há seguros para carros que podem ajudá-lo com essa despesa em relação a manutenção. Isso mesmo, já é possível adicionar como item da apólice o seu ar-condicionado. Assim você garante que em maus momentos ou durante as revisões o aparelho não fique de fora, garantindo conforto e tranquilidade para todos.
Você pode cotar online um seguro auto para o seu veículo, incluindo essa cobertura para o ar-condicionado, digital ou analógico, aqui na Bidu. E bons ares frescos para você!
Última atualização em 12/12/2019