É verão, está calor em todo lugar e um ventinho gelado dentro do carro torna tudo mais agradável. Parece que o dia promete ser bom. Mas aí seu ar-condicionado quebrou e seu carro está fervendo por dentro. Indo direto ao ponto, vamos simplificar a vida: veja aqui um roteiro que vai te ajudar.
Se você possui o carro com ar-condicionado já faz algum tempo, pode notar que talvez esteja demorando bem mais para refrigerar o ar do que antigamente.
Você pode consertar o ar condicionado do seu carro por sua conta mesmo se está bastante familiarizado com o tema ou levar a uma empresa especializada tendo agora alguns conhecimentos específicos.
Como funciona o ar-condicionado
De modo geral, o ar-condicionado do carro tem como principais elementos o compressor, as mangueiras, os conectores, os tubos por onde circulam o gás R134. Assim, se o veículo estiver sem gás, está com vazamento.
Conferindo os componentes
- Repare, antes de tudo, se houve algum vazamento. Em caso afirmativo, não basta apenas trocar o gás, será preciso descobrir a causa de estar vazando, para solucionar de vez o problema.
- Cheque se há falta de vento, conferindo os fusíveis. Eles podem estar queimados.
- Observe se o compressor está girando. Para isso, você dá partida no veículo, depois liga o ar-condicionado e analisa debaixo do capô. Você identificará o compressor se encontrou um tipo de bomba perto de uma correia. Caso o ventilador esteja ligado, assim como o ar-condicionado e você reparou que o centro da polia não gira, pode ser sinal de problema na embreagem elétrica do compressor.
- Se a falha não está aí, dentre as possibilidades que podem ser checadas estão: fios partidos, interruptores quebrados, problema no selamento interno, correias soltas.
Saiba o que prejudica o funcionamento
Você sabia que a umidade pode prejudicar o perfeito funcionamento do ar-condicionado de seu carro? Fragmentos de umidade evitam a refrigeração correta, de tal modo que o aparelho precise ficar ligado mais tempo para chegar à temperatura.
De maneira semelhante, o mau cheiro dentro do carro e a sujeira no condensador irão prejudicar o fluxo de ar.
O odor pode levar ao desenvolvimento de micro-organismos dentro do aparelho. E se há impurezas no condensador, por exemplo, logo surgirão problemas no arrefecimento.
Carros mais antigos precisarão de manutenção mais frequente. Isso porque é comum os vedadores de borracha ressecarem com o tempo, deixando o gás evadir-se. Nessa situação, busque um técnico especializado. Aproveite e veja as dicas que ajudam você a verificar seu ar condicionado.
Escreve seus comentários. Você já teve problemas com o ar-condicionado do seu carro? Soube identificar as causas? Conte-nos a sua história.
Cuide do seu carro, saiba como escolher o melhor mecânico automotivo e dicas para lavar o carro em casa.