Para o funcionamento perfeito de um automóvel, é imprescindível que as centenas de peças que fazem parte da sua composição estejam em funcionamento correto e harmonioso. Do contrário, surgem barulhos indesejados e outros probleminhas que podem se transformar em problemões.
Paralelamente aos dispositivos mecânicos do veículo, existem também os aditivos, substâncias que auxiliam no bom funcionamento das peças e contribuem para o bom desempenho do carro. Já que o assunto hoje é o radiador, antes de tudo, vamos entender por que esta peça é tão importante.
O que é o radiador?
Os radiadores são dispositivos presentes em todo e qualquer tipo de veículo com motor refrigerado à água. Eles são importantes porque fazem a troca de calor do ar atmosférico com as substâncias que circulam pelo motor em circuito fechado. Quando o radiador não vai bem, é provável que o carro entre em colapso e chegue àquele ponto que nenhum motorista gostaria de encarar: o fervimento. Aqui no blog, já falamos sobre o que fazer se o carro ferver.
O que faz o aditivo de radiador e por que ele é tão importante?
Assim como o óleo automotivo e o lubrificante, o aditivo para radiador é um fluido que, juntamente com a água, desempenha processos físico-químicos junto ao motor para manter o equilíbrio da temperatura ideal dos seus componentes.
Da mesma maneira, ele precisa ser trocado. Alguns profissionais recomendam que a troca seja feita a cada 30 mil quilômetros ou então de forma anual. Apesar disso, muitos proprietários de automóveis são negligentes e acabam prestando atenção quando a luz do painel aponta temperaturas elevadas. Nesta situação, o bom funcionamento do carro já está em risco.
Com a circulação intensa de água pelo motor, o mesmo pode aquecê-la a ponto de entrar em ebulição. O aditivo para radiador evita que isso aconteça. Além disso, o produto também evita que a água congele em locais muito frios ou em situações de mudanças drásticas de temperatura. Justamente por essa importância toda, nunca se deve usar a água sem o aditivo para radiador. Problemas podem surgir e quem vai sofrer, certamente, será o seu bolso.
Qual tipo de aditivo é o melhor para o meu carro?
Atualmente, o mercado disponibiliza três tipos de aditivos de radiador e cada um deles é indicado para uma situação específica.
– Aditivo composto por etilenoducol: altamente tóxicos e raramente utilizados por serem prejudiciais ao meio ambiente.
– Aditivo orgânico: biodegradáveis, porém com tempo de uso não tão longo.
– Aditivo sintético: longa-vida. Mais eficiente e com a maior durabilidade dos três, oferecendo menos descarte e causando menos impacto ambiental.
Nunca se esqueça de consultar o manual do seu carro. Lá consta o tipo de aditivo para radiador mais recomendado para o tipo de motor e também quais as quantidades que devem ser aplicadas e de quanto em quanto tempo.
Outra dica importante é sempre pedir para o frentista checar a situação da água do radiador todas as vezes que for ao posto abastecer.
Entenda também o que é o sistema de arrefecimento do veículo.
Feito isso, é só curtir suas próximas viagens em segurança! E não esqueça de contratar o seguro do carro: assim seus passeios fica mais tranquilo e o bolso mais protegido 😉