Skip to main content

Está em busca de apartamento ou casa para alugar? Confira as dicas para não cair em cilada

Por 5 de janeiro de 2024Residencial e Lazer
imagem de chave para texto sobre como cancelar seguro fiança

Encontrar um apartamento ou uma casa para alugar é uma missão que reúne diversas questões. Desde organizar as finanças, contabilizando todas as despesas que fazem parte do processo, até avaliar as necessidades dos moradores para a escolha do imóvel certo, é preciso estar atento a cada passo.

Para facilitar a vida de quem quer alugar um imóvel, reunimos algumas das principais dicas para fechar negócio com mais segurança e tranquilidade.

encontrou uma casa para alugar? Além de visitá-la, fique atento às seguintes informações antes de assinar o contrato.

Cotação online de Seguro Residencial

Passo a passo para encontrar casa para alugar

1 – Faça um planejamento financeiro

Alugar um imóvel significa assumir uma despesa mensal. Por isso, fazer um planejamento financeiro é o primeiro passo para realizar esse projeto. Os especialistas no assunto sugerem que o gasto com o aluguel não ultrapasse 30% da renda familiar. É importante mesmo ter definida a verba dedicada ao aluguel para filtrar as opções disponíveis no mercado.

2 – Preveja as necessidades de todos

Não é indicado escolher uma casa para alugar ou um apartamento sem avaliar as necessidades de todas as pessoas que vão morar no imóvel. Além da localização, que pode ser fator decisivo para os membros da família, é importante analisar a metragem da casa, quantidade de cômodos e até os móveis de cada um que se pretende levar para que não ocorram surpresas desagradáveis. 

Outro aspecto: uma família com criança, por exemplo, pode pensar em um condomínio com espaço de lazer. Enfim, são muitos os detalhes que devem ser pensados de acordo com o perfil dos moradores.

3 – Escolha os bairros mais indicados para os moradores

Listar os https://blog.bidu.com.br/alugueis-em-sao-paulo ajuda a filtrar as opções de imóveis que podem ser explorados. Isso significa avaliar os bairros mais indicados em relação ao trabalho, escola, enfim, aos locais frequentados pela família. 

Outra análise pode ser baseada nas preferências. Sim, quando se deseja, por exemplo, um local mais agitado, um bairro que seja predominantemente residencial talvez não seja a melhor escolha. A segurança e a infraestrutura da região também merecem atenção.

4 – Conte com uma imobiliária experiente e “antenada”

Encontrar apartamento ou casa para alugar requer uma boa parceria com uma imobiliária de confiança, de preferência, com anos de mercado e bom marketing – incluindo o digital! Além da grande probabilidade de uma empresa com perfil assim ter conhecimento e profissionais qualificados, o bom trabalho de divulgação, abordagem e propaganda sinaliza uma atuação meticulosa e ágil.

5 – Olhe com atenção o imóvel: vistoria

Ao ser conquistado por um imóvel, decidindo-se pelo aluguel do mesmo, é o momento de fazer a vistoria. 

Trata-se da etapa em que cada detalhe da casa ou apartamento é verificado e documentado para que seja devolvido ao dono, no final do contrato, no mesmo estado em que o inquilino recebeu. Mas a vistoria também auxilia o novo morador, pois tudo o que não estiver em ordem deve ser consertado antes da sua entrada na casa. Por isso, a vistoria deve ser meticulosa, pois garante que tudo fique em ordem para o inquilino e o proprietário do imóvel.

6 – Saiba negociar

Saber negociar é importante, principalmente em época de alta demanda. Isso vale para o valor do aluguel e até mesmo para as cláusulas do contrato. Um detalhe importante é ter garantido com o corretor que o preço do aluguel esteja compatível com o padrão do imóvel e também com a região. 

Para não ter dúvidas, vale pedir um levantamento sobre os imóveis da redondeza – e mesmo pesquisar, por conta própria. São vários os critérios que determinam o preço do aluguel de uma casa, por isso é válido contar com uma imobiliária experiente, com conhecimento e que esteja sempre atualizada para que seja possível chegar ao real potencial do imóvel.

7 – Faça um contrato

Seja qual for a situação, fechar um aluguel com a imobiliária ou direto com o proprietário, é imprescindível ter um contrato, afinal é o documento que vai garantir os direitos do inquilino e do proprietário.

Vai mudar de casa?

Casa escolhida, está chegando a hora da mudança. Organização é a palavra-chave e quem conta com um seguro residencial potencializa essa questão, já que o produto oferece uma série de atendimentos necessários nessa etapa: serviços de eletricista, chaveiro e até montagem de móveis, entre outros.

Quer conhecer mais e fazer uma cotação online? É rápido, fácil e seguro!

Cotação online de Seguro Residencial

 Última atualização em 05/01/2024

Deixe uma resposta