Skip to main content

Curto-circuito em casa? O seguro residencial pode ajudar

Por 10 de agosto de 2023agosto 27th, 2024Residencial e Lazer
eletricista residencial

Problemas relacionados à rede elétrica são mais um motivo para o seguro residencial entrar em ação. Sim, a assistência para curto-circuito, por exemplo, é um dos serviços que estão na cobertura que esse produto coloca à disposição.

Mas para contar com essa segurança, é preciso estar atento no momento de contratar o seguro residencial para incluir na apólice a cobertura adicional conhecida como danos elétricos, que envolve diversas situações relacionadas à eletricidade.

Cotação online de Seguro Residencial

Por que contar com a assistência para curto-circuito?

Em um primeiro momento, podem ocorrer dúvidas quanto à contratação da cobertura de danos elétricos, pois é corriqueiro pensar que problemas desse tipo são improváveis ou que só acontecem em imóveis antigos.

Mas quando a gente busca mais informações, descobre que os danos por eletricidade e mesmo quedas de raios (isso mesmo!) são mais comuns do que se possa imaginar – e quem diz isso são as pesquisas e dados das seguradoras e institutos.

Um exemplo de peso? O nosso país é simplesmente o que mais sofre com as quedas de raios no mundo, segundo informações do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Mais: também de acordo com o INPE os raios que caem no Brasil são de carga positiva, ou seja, são os considerados mais perigosos.

Também não é possível deixar de lado as situações relacionadas à falta de manutenção da rede elétrica de uma casa que, da noite para o dia, pode causar uma série de problemas, independentemente do tempo de vida do imóvel.

Portanto, contar com a cobertura para danos elétricos, que dá assistência para curto-circuito, é uma opção para avaliar com critério, visto a alta probabilidade de sinistros ocorrerem.

Por dentro da cobertura de danos elétricos do seguro residencial

Confira como funciona caso esteja buscando uma assistência para curto-circuito.

Cobertura para eletrodomésticos ou eletrônicos queimados

Um raio que caia próximo à região da residência pode ocasionar vários prejuízos, afinal a descarga elétrica que atinge a fiação é a vilã dos aparelhos que ficam conectados às tomadas. Motivo mais do que suficiente para prever a contratação dessa cobertura adicional que, para além de amparar a parte elétrica da residência de forma geral, garantirá o reembolso em eventuais problemas ocorridos com os aparelhos elétricos causados por curto-circuito.

Cobertura para o imóvel

Outro benefício da cobertura de danos elétricos se refere à proteção da residência em situações de queda de raios. Neste caso, estamos nos referindo à proteção da estrutura da casa. Caso, por exemplo, um raio danifique o telhado, o seguro residencial cobrirá até 100% do valor previsto na apólice como forma de reparar os danos.

O serviço de eletricista no seguro residencial

Já sabemos que a estrutura da casa e os aparelhos elétricos e eletrônicos que integram a apólice do seguro residencial podem ter a garantia desse produto, mas como funciona na prática o serviço de eletricista? Como, por exemplo, como acionar a assistência para curto-circuito?

É simples, o segurado só precisa fazer contato com a empresa para solicitar o eletricista em casos de pane elétrica causada a partir de um curto-circuito ou mesmo diante de um risco aparente que exponha a rede elétrica da casa.

Isso significa que é possível contar com essa cobertura já quando houver algum indício de problema ou simplesmente para uma correção emergencial.

Mas, importante saber: não é permitido utilizar essa cobertura para realizar uma instalação ou planejamento da rede elétrica do imóvel. 

Comprovando o sinistro

A indenização de danos elétricos no seguro residencial é feita mediante a comprovação do sinistro. Para que isso ocorra, é preciso relacionar os bens protegidos, mantendo a comunicação com a seguradora para que esse documento esteja correto.

Mas para identificar se os fatos que levaram ao sinistro ocorreram como previsto na apólice, a seguradora faz uma perícia para detectar os sinais do sinistro informado. Assim, a empresa verifica se raios caíram em regiões próximas e também realiza uma análise técnica nos aparelhos que foram danificados.

Quer saber mais sobre seguro residencial? E que se bateu aquela curiosidade para saber quanto custa um produto como este, faça uma cotação online agora mesmo aqui com a Bidu!

Cotação online de Seguro Residencial

 Última atualização em 10/08/2023

Deixe uma resposta