O seguro de vida é um produto que protege financeiramente o segurado e os seus beneficiários. Com esse objetivo, os herdeiros legais do seguro de vida conseguem finalizar um dos objetivos que a apólice tem a função de cumprir, que é a indenização acordada no caso da morte.
Sabemos que esses são momentos delicados e de muitos sentimentos envolvidos. Porém, certamente o seguro de vida foi adquirido pelo segurado para ser usufruído e administrado nesta oportunidade.
Então, por mais que não pareça uma atitude simples de se tomar, esse é o momento dos herdeiros legais acionarem o seguro para entender o que terão direito e como deverão agir.
Cotação online de Seguro de Vida
Quem são os herdeiros legais do Seguro de Vida?
É importante começarmos o artigo entendendo melhor qual a diferença entre herdeiro legal e beneficiário de um seguro de vida.
O herdeiro legal do seguro de vida, ou legítimo, está denominado dentro de uma cadeia de sucessão entre aqueles que possuem um parentesco real com a pessoa que morreu.
Em uma partilha de bens, em geral, obedece-se a seguinte ordem:
- Marido ou esposa; Companheiro ou companheira;
- Descendentes, como filhos, netos e bisnetos;
- Ascendentes, como pais, avós e bisavós.
Caso essa sucessão não haja na linhagem atual do falecido, retoma-se outra lista de parentesco, com:
- Em segundo grau de parentesco: irmãos;
- Terceiro grau: primos e sobrinhos;
- Em quarto grau: sobrinhos-netos, tios-avós e primos.
Quem são os beneficiários do Seguro de Vida?
É importante entender que é diferente da ordenação da lista de herdeiros legais do seguro de vida. Os beneficiários do seguro de vida, ou seja, aqueles que irão receber o valor de indenização acordado em contrato, com a morte do segurado, são os nomes que o próprio segurado deixou registrado ainda em vida.
Sim, para dar início a uma apólice, neste momento, o segurado deve listar quem são as pessoas que irão se favorecer com a proposta da apólice do seguro.
Sendo assim, o beneficiário não precisa ser a sua esposa ou o seu filho. Pode ser também um amigo, um vizinho ou qualquer outra pessoa querida que você deseja beneficiar. Ou seja, podemos entender que nem todo beneficiário é um herdeiro legal do seguro de vida.
Vale destacar que essa lista de nomes de beneficiários do seguro de vida é muito importante. Caso esteja desatualizada ou por algum erro não preenchida, a indenização poderá ser destinada a uma pessoa que comprovar que não tem como se manter financeiramente após a morte do segurado. Ou então, caso ninguém apareça, será entregue à União.
Como funciona a divisão dos bens após o falecimento?
Decorrido o falecimento de um ente querido, será necessário inicialmente realizar um inventário. Ele é uma lista dos pertences dessa pessoa, para que possa entender aquilo que está sendo dividido.
Pela Lei, em geral, 50% desse montante de itens, bens e valores, devem ser destinados aos herdeiros necessários. O restante pode ter o destino declarado em testamento, caso haja, pelo falecido antes de sua morte. Se não houver o documento do testamento, 100% desses bens serão divididos pelos herdeiros legais.
Um ponto importante a ser considerado no momento da divisão dos bens é o regime assinado a respeito do relacionamento amoroso que essa pessoa mantinha. Ou seja, se estava com o documento de casamento assinado com ou sem divisão de bens.
O seguro de vida não entra na divisão dos bens. Esse é um valor adicional e totalmente destinado a lista deixada na apólice pelo segurado, que podem ser ou não herdeiros legais.
Se o segurado decidir deixar a apólice também para esses seus herdeiros legítimos, temos uma situação de sucessão patrimonial, um dos grandes ideais de se contratar esse tipo de seguro.
O que é melhor: Seguro de Vida ou herança?
Como pode observar até aqui, um modelo de sucessão patrimonial não invalida o outro. Ao contrário, podem até ser complementos. Por isso, é interessante que você se preocupe em adquirir uma apólice de seguro de vida e também viabilize o documento de testamento, para deixar tudo organizado.
Um aspecto importante a ser dito sobre esse tema também é que, geralmente, essa divisão de bens, a partir de inventário, tem muita burocracia aos seus herdeiros legais, e o seguro de vida não possui. Sim, o seguro pode ser em poucos dias resolvido, com a comprovação da morte do segurado e a leitura da apólice com o nome dos beneficiários e o valor da indenização.
Para um momento complexo como esse de perda, o seguro de vida pode ser um caminho muito importante e relevante para o planejamento financeiro. Tudo a partir dessa nova condição individual ou familiar, pelo qual a pessoa está passando com a perda deste ente.
Como ter um Seguro de Vida para herdeiros legais?
Para herdeiros legais ou para quem mais desejar incluir na sua lista de beneficiários, aqui na Bidu apresentamos as suas principais opções do mercado. Assim, você pode adquirir o seu seguro de vida tranquilamente.
Com uma cotação rápida, segura e gratuita, você conhece as oportunidades, personaliza as suas coberturas e em alguns cliques consegue contratar a sua apólice.
Vale lembrar que o seu seguro de vida será mantido enquanto você mantiver o pagamento do prêmio do seu seguro, ou seja, a mensalidade acordada em contrato.
Há muitas vantagens de você se resguardar e antecipar possíveis situações que possam vir a acontecer. Em vida, busque ferramentas, como as dos seguros, para que você siga tranquilo e com menos preocupações.
Cotação online de Seguro de Vida
Última atualização em 28/03/2022