Você acha que os ciclistas estão seguros nas grandes cidades do Brasil? Essa discussão é antiga e está em pauta em alguns estados e cidades, como a cidade de São Paulo, devido à implementação de ciclofaixas e ciclovias. Não é fácil encontrar relações amigáveis entre automóveis, bicicletas e pedestres, mas o espaço deve ser dividido e respeitado entre todos. Assim, teremos uma melhor mobilidade urbana e menor ocorrência de acidentes.
No Brasil, segundo uma pesquisa apresentada pelo G1 e realizada em 7 capitais do país, 56% dos ciclistas já sofreram algum tipo de acidente no trânsito e boa parte deles é causada porque o motorista não conseguiu visualizar o ciclista.
Segundo a pesquisa, a cidade mais perigosa para os ciclistas é Salvador, seguida de Curitiba, São Paulo e Brasília. Em 2012, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), 52 ciclistas morreram na cidade de São Paulo após sofrerem acidentes. Em contrapartida, o número de ciclistas na cidade só aumenta: em 2014 foi estimado que 261 mil paulistanos utilizavam a bicicleta como meio de transporte na cidade, um aumento de 50% em relação ao ano anterior.
Mas não são só pontos negativos que os ciclistas enfrentam no Brasil. Algumas cidades possuem boa infra-estrutura para quem gosta de pedalar. Um exemplo é a cidade nordestina Aracaju, localizada no estado de Sergipe, que conta com um sistema de ciclovias com 62 quilômetros de extensão. Na cidade, já foram investidos R$ 11 milhões de reais na construção, ampliação e estruturação de vias exclusivas para ciclistas.
Para aumentar a segurança de ciclistas, a Volvo, empresa sueca de automóveis, desenvolveu um spray que reflete luz. Simples e útil! O spray é transparente durante o dia e, a noite, ele vira incandescente, facilitando a visualização dos motoristas.
A marca pretende reduzir a zero o número de mortes no trânsito envolvendo seus carros. Com a mensagem “A melhor forma de sobreviver a um acidente é evitando um acidente”, a Volvo investe em uma campanha de segurança que apresenta dados sobre acidentes envolvendo ciclistas.
O spray será comercializado inicialmente no Reino Unido e pretende diminuir o número de acidentes envolvendo eles. Tomara que chegue logo no Brasil, já pensou usar ele no trânsito em sp?
+ Troque o carro por uma bike! Ela pode ser uma ótima alternativa no Dia Mundial Sem Carro.