Skip to main content

O que o Seguro Fiança Cobre?

Por 22 de junho de 2020agosto 29th, 2024Residencial e Lazer, Vida e Saúde
foto de casa e chave para texto sobre o que o seguro fiança cobre

Já procurou uma casa para alugar? Pois é, sabe que todo o inquilino precisa arcar com documentos e responsabilidades quando fechar o acordo, como a contratação de um seguro fiança. Sim, o seguro serve como opção às garantias mais conhecidas, exemplo do fiador. Espera, mas o que o seguro fiança cobre ao certo? Para descobrir, acompanhe o nosso post!  

Cotação online de Seguro Fiança

O que é Seguro Fiança? 

O seguro fiança não é tão diferente de outras modalidades, como seguro auto e seguro residencial. O seguro fiança visa proteger o proprietário do imóvel no caso de atrasos do aluguel ou de outros encargos de responsabilidade do inquilino. Dessa forma, o seguro serve como uma garantia de pagamento ao locador, substituindo a presença de um fiador ou depósito caução

A diferença do seguro fiança está na hora da contratação. O locatário fica como responsável por contratar o seguro, porém o segurado deve ser o proprietário do imóvel. Por isso, a indenização está assegurada a quem investiu na compra da propriedade.

O seguro fiança pode ser utilizado para diferentes imóveis encontrados na áreas urbanas, exemplo de residências, comércios, consultórios, escritórios, entre outros.

Ok, agora vamos esclarecer o que o seguro fiança cobre. 

+ O que é mais barato: seguro para casa ou apartamento?

Afinal, o que o Seguro Fiança Cobre? 

Para entender o que o seguro fiança cobre, é preciso explicar que existe tanto a cobertura básica como as coberturas adicionais. A cobertura básica, obrigatória na contratação do seguro, garante ao proprietário do imóvel a indenização se ocorrer a inadimplência do aluguel pelo locatário. 

Não só isso: multas moratórias e encargos numa possível ação de despejo, como custos de processos judiciais e honorários de advogados estão protegidos nessa cobertura. Caso haja a desocupação do imóvel por meio da justiça, a seguradora precisa ser informada anteriormente para, assim, realizar a aprovação quanto ao ressarcimento do segurado. 

Com relação às coberturas adicionais, o que o seguro fiança cobre são aquelas opções para serem adquiridas à parte na apólice, a partir da escolha do proprietário do imóvel. Vamos listar as coberturas mais comuns: 

  •  Pagamento do condomínio; 
  • IPTU
  • Contas de água e luz; 
  • Conta de gás canalizado; 
  • Estragos e danos físicos ao imóvel; 
  • Pinturas no imóvel, seja na parte interna ou externa; 
  • Multa por rescisão do contrato de aluguel. 

Pensou que acabou? Nada disso, saiba que outra vantagem oferecida pelo seguro é disponibilizar a contratação de serviço emergenciais. Semelhante à assistência 24h do seguro residencial, o serviço emergencial no seguro fiança também oferece chaveiro, encanador e eletricista, por exemplo. Indica-se, sobretudo, ao inquilino, visto que estará coberto no caso de precisar algum conserto ou limpeza esporádica. 

Como funciona a cobertura do Seguro Fiança?

Depois de esclarecer o que o seguro fiança cobre, vamos entender como funcionam as coberturas. 

Na prática, é preciso que exista uma negociação entre o proprietário do imóvel e locatário quanto a contratação das coberturas adicionais. Por quê? Simples, o dono da propriedade é responsável pela escolha das coberturas, o que pode encarecer o valor do seguro. Ou seja, o custo do seguro para o inquilino fica mais salgado caso se contrate muitas coberturas. 

Por isso, se faz necessário haver um bom senso de ambas as partes na seleção de quais coberturas a serem contratadas, na busca de não desagradar ninguém. Para ficar mais claro, pendências como contas de água e luz vão precisar de coberturas? Aqui, as contas podem ser transferidas para o CPF do locatário e, assim, o prejudicado em não pagá-las será o próprio inquilino, evitando contratar tal cobertura. 

Isso vale, também, para a cobertura de multa de rescisão do contrato de locação, outro ponto que pode ser acertado sem a necessidade da contratação desta cobertura. 

Outra questão importante: analisar o perfil do locatário. Caso tenha filho pequeno, a cobertura para a pintura pode ser útil, em virtude de eventuais avarias nas paredes. Ou, até mesmo, se tiver animais domésticos, o que vale a pena em pensar na cobertura de danos físicos ao imóvel. 

Valor do Seguro Fiança?

Mesmo que a escolha das coberturas seja realizada pelo locador, o inquilino deve entrar em acordo, principalmente para não elevar muito o custo do seguro. Inclusive, cada cobertura tem uma duração específica, necessitando de renovação depois de um certo tempo, assim como o próprio seguro fiança.

+ Entenda como cancelar Seguro Fiança 

Para o locatário ficar sossegado, o valor do seguro fiança pode ser parcelado, conforme a seguradora definida. O prêmio depende da análise de risco feita pela seguradora e de quais coberturas foram contratadas. Em geral, o preço anual do seguro fiança costuma ser de uma a duas vezes o valor do aluguel. 

Em todas as coberturas, a seguradora precisa ser acionada o quanto antes na ocorrência de sinistros, como o atraso no pagamento do aluguel, inserido na cobertura básica. Neste caso, ao completar dois meses de inadimplência, ela arca com os valores devidos e, em um segundo momento, procura o inquilino para o reembolso dos atrasados. Se não houver uma solução com a seguradora, uma ação de despejo é iniciada. 

O que o Seguro Fiança não Cobre?

Já conhecemos o que o seguro fiança cobre, mas o que não está coberto? Existe uma série de situações que não pode ser garantida pelo seguro fiança, elencamos algumas abaixo:

  • Inquilino em situação pendente com a justiça;
  • Alugar para fins de negócios, como creches, asilos, sindicatos, estabelecimentos de saúde e de ensino, entre outros;
  • Alugar para associações culturais, religiosas, recreativas ou locação de cômodos;
  • Aluguel por temporada;
  • Aluguel de vagas de estacionamento;
  • Aluguel para locação de espaços publicitários; 
  • Existir desmoronamento, inundação e tremor de terra;
  • Houver fenômenos da natureza, radiações e contaminações nucleares;
  • Atos de autoridades públicas, de hostilidade ou guerra, operações bélicas, revolução, rebelião, confisco, tumultos, motins e greves.

De qualquer forma, vale lembrar que a seguradora, antes de aceitar o seguro e coberturas contratadas, faz uma análise do imóvel e do perfil do inquilino. Ao menos, o seguro fiança é mais ágil para ser aprovado do que a burocracia exigida na presença de um fiador. Estima-se que, dentre 48h, o seguro é aprovado, boa notícia para todo mundo. 

Agora que já sabe o que o seguro fiança cobre, quer descobrir os diversos tipos de seguros para imóveis? Saiba as diferenças entre cada seguro para imóvel em nosso especial!

Cotação online de Seguro Fiança

Última atualização em 22/06/2020