Skip to main content

Consórcio de dinheiro entre amigos

Por 14 de setembro de 2018agosto 12th, 2024Finanças
Imagem de mãos fazendo um acordo para ilustrar texto sobre consórcio entre amigos

Na hora de decidir adquirir um bem, como um automóvel ou um imóvel, ficamos sempre na dúvida a que tipo de modalidade financeira recorrer. Como você já deve saber, o consórcio é uma dessas opções consideradas mais em conta. Mas você sabe o que é consórcio entre amigos?

Pode parecer algo estranho e até amador. Mas acredite, é uma prática que pode render bons frutos para que você e outras pessoas alcance o seu bem tão almejado. Feito com responsabilidade e até mesmo de forma profissional, não tem erro. Esse consórcio poderá sim atender às suas necessidades.

O que é consórcio entre amigos?

Brevemente recordando, o consórcio é uma modalidade de investimento a longo ou médio prazo. Nele, você se junta a um grupo de pessoas para poupar determinada quantia. Esse grupo é administrado por uma empresa que fica responsável por todas as demandas do grupo, inclusive, para os sorteios, lances e a emissão da carta de crédito.

Já o consórcio entre amigos é uma forma de você poupar, seguindo o mesmo modelo do consórcio operado por uma empresa. Porém, no final, você pode ter a liberdade de adquirir qualquer tipo de bem, sem pré-definição.

Ou seja, você continua se reunindo com um grupo de pessoas, de preferência de confiança, como vamos abordar mais a frente. Você poupa mês a mês uma determinada quantia em dinheiro para adquirir um bem ou serviço ou o que você estiver planejando no momento.

Como funciona um consórcio de dinheiro entre amigos?

Pode parecer bem simples reunir um grupo de pessoas interessadas em poupar para ao final comprar o seu bem. E pode até ser, desde que haja maturidade, confiança, organização e responsabilidade entre os seus membros.

Vamos entender passo a passo do que você precisa para montar um consórcio entre amigos.

Reúna pessoas de confiança

O nome já diz tudo: consórcio entre amigos. Então porque convidar pessoas desconhecidas? O ideal é juntar as pessoas pela proximidade e confiança. Pessoas que você acredita que serão capazes de honrar com os seus compromissos dentro desse projeto.

Isso porque, na maioria dos consórcios desse tipo, não há contratos ou toda a burocracia presente em consórcios administrados por uma empresa. Então, fique de olho quando for convidar seus amigos e pessoas próximas. Uma dica, é chamar para participar pessoas que você vê com frequência, como os colegas de trabalho.

Faça as contas de quantas pessoas você irá precisar

Ter muitas pessoas envolvidas pode tornar o processo mais demorado, porém mais lucrativo. Enquanto, por outro lado, ter poucas pessoas, deixa o projeto rápido e com pouca expectativa de render algum capital substancial.

A dica é fazer as contas de quanto você gostaria de arrecadar e encontrar pessoas com objetivos financeiros semelhantes. Veja quanto sairia a mensalidade para esse valor e divida pelos meses seguintes.

Ou seja, supondo que o grupo queira arrecadar R$ 1.000,00 cada, e pagar R$ 100 na mensalidade. Neste caso, o ideal é reunir 11 pessoas para o consórcio durar até 11 meses. Lembrando que no mês em que a pessoa é contemplada, não há o pagamento da parcela da mensalidade.

Seja realista

Como se trata de um consórcio é comum almejarmos grandes valores, bem diferente do exemplo acima. Mas a verdade é que é preciso ter um pé na realidade na hora de definir o objetivo financeiro e as parcelas do consórcio que cada membro deverá pagar por mês.

Lembre-se que uma mensalidade muito alta pode acarretar na inadimplência dos membros e até na desistência. Afinal, nem todo mundo tem uma saúde e um planejamento financeiro tão eficaz. Por outro lado, como já reforçamos aqui, ter um valor muito baixo para ser recebido na contemplação pode desmotivar a reunião de membros potenciais para o grupo.

Outro ponto importante é saber que você deve também considerar a correção mensal que deve ser feita. Assim, reduz os impactos das variações que acontecem com a inflação.

Seja responsável pelo consórcio

Se você teve a ideia de reunir os amigos para fazer um consórcio em dinheiro, lembre-se que junto com o grupo vem a responsabilidade de gerir ele. Não acredite que é só juntar um bom grupo de pessoas, fazer as contas e definir valores, e depois se colocar numa zona de conforto aguardando ser contemplado.

É preciso ter atitude e organização para que tudo funcione bem e para que ninguém fique no prejuízo.

Por isso, não desanime, mas fique atento a todas as movimentações financeiras e defina regras para o grupo. Se for necessário, redija um contrato e fique respaldado de possíveis problemas.

Inadimplentes

Falando em responsabilidade, o que você faria caso algum dos membros não honrasse com as parcelas e atrasasse o pagamento? A resposta pode parecer ruim, mas é você, como organizador do grupo que deverá arcar com esse prejuízo.

Claro que não estamos falando que você deve pagar as parcelas atrasadas desse membro e deixar para lá. A ideia é que você cubra essa parcela sim, para não deixar os demais, que honraram com os seus compromissos, no prejuízo. Mas é importante que você cobre uma multa ou receba o valor dispensado em uma outra oportunidade.

Em caso de conflitos e dores de cabeça com algum membro inadimplente, o melhor é retirá-lo do grupo e assumir as suas parcelas. Ou então convidar um novo membro para substituí-lo e honrar esse compromisso.

Quais as vantagens de um consórcio em dinheiro entre amigos?

A principal vantagem é que é ainda mais econômico esse tipo de consórcio, já que o tradicional exige algumas taxas administrativas e o consórcio entre amigos não. Então, esse modelo ainda apresenta mais essa forma de economizar, não pagando taxas.

Outra vantagem é em relação ao tempo para ser contemplado, que será exatamente definido por você com a duração do grupo.

Consórcios tradicionais podem durar anos dependendo do bem a ser adquirido e o sonho parece muitas vezes distante. Entre amigos, você tem a liberdade de se programar melhor financeiramente, economizar e em um curto espaço de tempo.

Qual o próximo passo?

Agora você já entendeu todo o mecanismo e as vantagens e desvantagens de organizar um consórcio entre amigos. Então, o próximo passo é avaliar o quanto você está disposto a se comprometer com esse projeto de forma responsável e profissional. Afinal, só depende de você e dos amigos que você convidar como membro do grupo para fazer dar certo.

Simular Empréstimo Pessoal com Garantia