A crise econômica que afeta o Brasil faz com que muitas pessoas contenham seus gastos e pensem muito antes de fazer novas dívidas, como financiar um carro. É preciso pesquisar bastante antes de comprar um veículo, mesmo se você já tem o dinheiro em mãos. Se você pesquisar bem, verá que há mais opções de escolha do que imagina. Como, por exemplo, carros de leilão. Mas será que vale a pena comprar carros de leilão?
Por que carros vão a leilão?
Antes de chegarmos a alguma conclusão se vale a pena comprar carros de leilão ou não, é preciso entender o motivo de esses carros estarem em leilão.
Alguns carros vão parar em leilão por falta de pagamento. Isso porque as instituições financeiras apreendem os carros quando há inadimplência. Outro motivo é quando o dono não consegue quitar a dívida para pegar o carro do depósito do DETRAN. Ou então quando seguradoras decidem leiloar os veículos que sofreram acidentes ou foram resgatados de algum furto.
Vale a pena comprar carros de leilão? Quais as vantagens?
Vale a pena comprar carros de leilão em algumas situações. Uma das vantagens é o valor, que pode custar entre 30% a 50% a menos da tabela FIPE do que os veículos que saem direto de uma concessionária.
Outra vantagem é que, de acordo com o artigo 328 do Código de Trânsito Brasileiro, a quantia gasta na aquisição do automóvel no leilão quita qualquer dívida com relação ao IPVA. Assim, o novo dono deve apenas se preocupar com a documentação e os possíveis reparos mecânicos que o carro irá precisar.
Quais as desvantagens?
Apesar de apresentarem muitos benefícios ao bolso do consumidor, vale a pena comprar carros de leilão caso ele esteja em um bom estado. Por isso, é necessário analisar a situação de cada veículo que você possui interesse antes que arrematá-lo. Caso contrário, tudo que você economizou pode acabar gastando em conserto mecânico.
Outro ponto de desvantagem é que o pagamento precisa ser a vista. Se você encontrar um carro perfeito para você, lembre-se que não conseguirá adquirir-lo sem ter o valor total no ato da compra.
Uma situação que pode ser vista como negativa é que algumas as seguradoras se negam a fazer o seguro de um carro comprado em leilão. Segundo o site da Susep, em caso de recusa por parte da seguradora, é preciso informar e justificar o motivo ao segurado.
Como comprar?
Antes de tudo, verifique se o leilão é regularizado. Encontre em sites de empresas de leilões e procure se há registro em um edital público.
Durante o leilão, pesquise os valores oferecidos e compare com os valores apresentados no mercado, principalmente em sites de venda online.
Outro ponto principal é que se você não é da área de automóvel, é importante levar um mecânico de sua confiança para que ele analise os carros. Com alguém que entende, é mais fácil saber se vale a pena comprar carros de leilão.
Um dia antes do evento, a leiloeira libera os carros para visitação. Porém, somente é possível ver o veículo. Geralmente não é permitido abrir as portas e verificar o motor.
Lembre-se, também, de não dar um valor maior do que o carro vale somente para ganhar o leilão. A empolgação do momento pode levar ao prejuízo da compra.