O roubo de carga é uma das práticas criminosas mais comum no país. Não é nenhuma surpresa você ler ou assistir alguma notícia sobre o tema com certa frequência. Infelizmente, este é o cenário do principal transporte de cargas no país: os caminhões. Há alguma maneira de evitar roubo de carga? Sim, existe. Nós, da Bidu Corretora, apresentamos 12 dicas de como se precaver contra isso.
-
Conheça quem você está contratando
Saiba a fundo quem você está incluindo entre os seus funcionários. Investigue, busque saber informações sobre o histórico da pessoa e procure recomendações confiáveis. Contratar pessoas honestas e de boa índole comprovadas diminui a chance de estarem relacionadas a algum esquema de roubo de carga.
-
Treinamento e conscientização
Mantenha atualizados os motoristas e colaboradores quanto a utilização do rádio, equipamentos de comunicação e procedimentos de alerta em ocorrências suspeitas ou roubos.
-
Monitoramento via satélite
É uma maneira segura de acompanhar o trajeto do caminhão à distância. Ao instalar dispositivos de monitoramento 24 horas, fica mais fácil saber a respeito de alguma de caminho inesperada ou quando algo estranho acontece. Caso seja preciso, é mais fácil avisar a polícia local.
-
Escolta para evitar roubo de carga
Outra maneira de evitar roubo de carga é contratar uma empresa especializada em escoltas. Sem dúvida, um serviço que aumenta a segurança da viagem.
Além disso, pode-se organizar comboios com a própria frota ou entre transportadoras diferentes ao passar em regiões de pouco policiamento.
-
Definir o melhor trajeto
Neste caso, melhor trajeto não significa menor distância, mas a mais segura. Não vale o risco trafegar em estradas conhecidas por roubos ou que são muito desertas. Pegue outra rota, ainda que seja necessário percorrer alguns quilômetros a mais.
-
Equipamentos de segurança
Faça uma revisão completa de cadeados, trancas, alarmes e outros equipamentos que visam proteger o caminhão contra ladrões.
-
Fique atento aos horários de risco
Procure não dirigir o veículo nos horários de menor movimento nas estradas, como das 22h às 5h. À noite, a visibilidade diminui, o número de automóveis também e, sobretudo, o policiamento e esquemas de vigilância da polícia rodoviária são reduzidos. Prato cheio para a ação de criminosos.
8. Cuidado onde para o veículo
Evite paradas e pernoites em postos de gasolina de regiões mais propícias a roubos. Muitas estradas têm zonas neutras, ou seja, com postos onde os próprios motoristas fazem esquemas de turno de vigilância da carga, na qual o acionamento de policiais se torna mais rápido e prático.
-
Não dê caronas
É uma das dicas mais básicas e simples: avisar o motorista para não dar caronas. O motivo? É perigoso parar em local desconhecido, além de ser um tanto arriscado deixar subir pessoas estranhas no caminhão. Carona? Em nenhum momento!
-
Códigos padrões
Ter códigos e alertas rápidos padronizados para quaisquer ocasiões suspeitas e compartilhar com outros motoristas da frota é uma ótima medida. Inclusive, vale uniformizar a mensagem com transportadoras diferentes e autoridades. Por exemplo, utilizar uma palavra-chave ou frase como uma espécie de senha facilita a comunicação e dificulta a atuação de criminosos.
-
Cuidado no desembarque
Saiba qual o horário a chegar na cidade da entrega para não ter imprevistos. Ao desembarcar no destino, inspecione a carga para ver se está tudo ok.
-
Não ande armado
Sim, nada de ser valentão. Quer se defender? Busque, como mostramos nas dicas anteriores, tomar cuidado. Em caso de roubo, não reaja, procure as autoridades o mais rápido possível. A carga pode ser importante, mas nada importa mais do que a sua própria vida.
Veja nosso post sobre seguro de carga.