Os carros com câmbio automático ocupam cada vez mais espaço nas ruas e nas concessionárias de todo Brasil. Quem tem um, sabe o quanto facilita a vida.
A praticidade de dirigir sem precisar ficar trocando de marcha é realmente muito conveniente e são uma vantagem a mais entre para os motoristas que vivem em grandes centros urbanos.
O grande diferencial é que o carro troca as marchas sozinho e você não precisa fazer esforço nenhum além de pisar com o pé direito freio e acelerador para controlar a direção.
E não há embreagem, assim, o pé esquerdo também fica livre.
Além de funcional o câmbio automático ajuda a reduzir o estresse de quem passa horas no volante em congestionamentos.
Mas mesmo sendo teoricamente um item simples, o mau uso do câmbio pode causar alguns problemas para seu auto no futuro.
Aprenda a forma correta de usá-lo garanta mais segurança e durabilidade à caixa de câmbio automático.
Câmbio automático significado das letras
Cada uma das quatro letras presentes na caixa de câmbio possui uma função e requerem atenção na hora de dirigir:
- P – park (parado, estacionado)
- N – Neutral (neutro)
- R – Reverse (ré)
- D – drive (dirigindo)
Quando usar cada posição do câmbio?
P – Park: usado para estacionar, dá partida e desligar o veículo. Enquanto ativada, bloqueia as rodas de tração.
N – Neutral: é o famoso ponto morto. Esta posição é indicada tanto para dar partida quanto para desligar o carro. Também é usada quando o carro está parado, como em um momento rápido de embarque e desembarque. Não bloqueia as rodas de tração.
R – Reverse: é a conhecida marcha à ré. Ela é ativa com o ajuda do botão acoplado de câmbio e usada para quando for necessário dar ré no veículo.
D – Drive: Posição para quando o carro estiver em movimento. É a mais utilizada do câmbio, pois o motorista necessita apenas acelerar e frear.
Caso o carro troque várias vezes de marcha e o motorista queira interromper essa troca, ele deve posicionar as marchas dessa forma: 4 – 3 – 2 – 1 (L).
As marchas 1 e 2 são usadas para subi ou descer. A 1 é a marcha de maior força do automóvel, usada para subir ladeiras bastante inclinadas e com o carro muito carregado.
Enquanto a posição 2 é utilizado para controlar o carro em descidas como uma espécie de freio.
Ao dirigir um carro com câmbio automático é importante sempre pisar no freio ao usar a alavanca para escolher a posição, especialmente o D (Drive).
Também há singularidades ao engatar a marcha à ré. O carro deve estar totalmente parado e antes de acionar o comando R o motorista deve apertar o botão de travamento.
É um mecanismo de segurança para evitar acidentes.
Ainda na questão de segurança, nunca engate a posição P com o carro em movimento. Assim evitará que o sistema de transmissão dê trancos por conta do mau uso.