Todo carro tem cheiro de combustível no interior do veículo, certo? Errado! Ou melhor, nem sempre! É claro que o odor característico de cada automóvel depende de diversos fatores.
Um deles é o ano, o modelo, a marca, o tipo de combustível utilizado, mas é sempre bom estar atento, pois combustíveis são líquidos inflamáveis e, se o odor for forte, pode ser sinal de risco de explosão.
Na dúvida, procure um bom mecânico de confiança para ficar tranquilo(a) de que não há anormalidades em seu veículo, e investigue o cheiro de combustível no interior dele. Uma outra dica importante é fazer uma boa manutenção no veículo, periodicamente.
Mas, pesquisamos e encontramos algumas possibilidades para explicar este cheiro forte de combustível no interior do veículo, que você pode estar sentindo.
Cheiro de combustível no interior do veículo
Tampa de abastecimento
Quando o frentista do posto de gasolina abastece seu carro, ele manuseia uma tampa, que pode sofrer danos tanto no gargalo quanto na borracha de vedação, ao introduzir o bico da mangueira.
Portanto, é bom averiguar se está tudo certo com a tampa do abastecimento e outras válvulas perto do bocal, que também podem sofrer danificações, travamento ou vazamento, provocando pressão no tanque. Por isso, é bom verificar este sistema de abastecimento completo.
Carro muito tempo parado
Se o carro permanecer muito tempo parado, o combustível evapora e o vapor pode entrar na cabine, provocando o odor. Mas isso não quer dizer que há, necessariamente, um vazamento.
No entanto, dentro do carro, o combustível passa por diversas tubulações. Então, é sempre bom ficar de olho e conferir se não há falha em algumas delas.
Transporte indevido de combustível
Caso alguém tenha transportado, dentro do automóvel, combustível em um recipiente que não esteja perfeitamente vedado, é provável que o cheiro fique dentro da cabine.
Isso porque o combustível é um líquido altamente volátil, ou seja, evapora rapidamente. O que pode apresentar algum risco.
Por isso, é bom procurar um especialista para saber qual a melhor forma de transportar combustível dentro do seu veículo. Outra dica, também, é seguir as recomendações de seguradoras de carro sobre este transporte.
Tanque
Quase todos os automóveis possuem, em sua grande maioria, um tanque de plástico especial em sua composição.
E é nele onde ocorrem a maior parte dos pequenos vazamentos, já que o plástico é um material flexível e suas vedações podem sofrer falhas, por isso. O módulo da bomba de combustível é a vedação que mais pode apresentar danos.
Danos estes, evitados com uma eficiente montagem do módulo, pois com uma montagem mal feita ou com uma manutenção sem os devidos cuidados, o sistema pode sinalizar falhas e provocar o cheiro de combustível de imediato.
Mangueiras
Em seu veículo, existem alguns tipos de mangueiras. Entre o motor e o tanque há três mangueiras principais, ou dutos, que podem estar com vazamento.
A mangueira de pressão também apresenta diversos engates para levar o combustível até os bicos injetores por meio de bombeamento. A mangueira de retorno é um duto de baixa pressão que retorna a sobra de combustível para o tanque.
E a mangueira de gazes conduz para um reservatório chamado “canister” e acumula os gases evaporados, para que sejam consumidos pelo motor enquanto está funcionando. Em cada uma delas pode haver algum tipo de falha.
É bom pedir ao mecânico que verifique. Inclusive, já postamos aqui uma matéria que fala sobre as causas do barulho do motor.
Sentiu cheiro forte de combustível? Procure logo resolver a causa!
Uma sugestão interessante é procurar o seu mecânico, de imediato, assim que você sentir cheiro de combustível no interior do veículo, e levá-lo ao posto para abastecer o carro, para que ele verifique melhor o possível vazamento.
Falando nesse assunto, veja as nossas dicas para economizar combustível.