De repente, um ruído esquisito ali, um barulho mais intenso aqui, uma preocupação de que lá se vai mais gasto com o mecânico. Muito calma nessa hora! Se o seu carro estiver fazendo um barulho diferente no momento da arrancada, o problema pode estar no coxim do motor. Agora, se o barulho está quando você freia, confira nosso post sobre carro barulhento ao frear.
+ Barulhos do motor do carro: como identificar
Para começar, os coxins são peças feitas em aço e borracha ou com algum material com mais isolamento acústico no caso de carros mais luxuosos. Elas funcionam como protetores entre o motor e a carroceria, atuando no abafamento de barulhos e protegendo a lataria das vibrações naturais do motor quando o automóvel está em movimento.
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Como todo componente automotivo, os coxins também sofrem desgastes com o passar do tempo, requerendo trocas e manutenção adequada.
É comum que o motorista perceba o barulho esquisito enquanto está parado no farol vermelho e arranca com o carro. Este ruído, geralmente intenso e bastante incômodo, pode indicar que o coxim já encerrou sua vida útil e precisa ser trocado.
Os sintomas mais comuns que indicam a necessidade de troca do coxim são vibrações na alavanca de câmbio, assoalho desestabilizado, dificuldade para engatar marchas, e volante pesado.
Quanto custa um coxim novo?
Dependendo do veículo, o valor de um coxim novo pode girar em torno de R$80, sendo necessárias duas ou três peças de acordo com o modelo de carro. Geralmente, a troca em uma oficina especializada pode ser realizada no mesmo dia e o serviço fica em média de R$200 a R$500. O valor relativamente alto é compatível com o trabalho em deslocar o motor para reposicionar o coxim, o que é bastante pesado.
É muito importante usar coxins originais da sua marca. Peças falsificadas ou adaptadas podem causar danos ao seu motor e então o gasto para consertar pode dar ainda mais dor de cabeça.
Em média, é necessário trocar o coxim do motor a cada 30 mil quilômetros ou de três em três anos. Porém, nesse período, a peça pode sofrer danos causados por conduta brusca. Passar correndo por lombadas, frear de forma agressiva, ter uma direção violenta e não ter cuidado ao passar por valetas pode danificar e muito o seu coxim. Tirando, é claro, os outros danos causados a outras peças do carro como amortecedores, molas e suspensões.
Quando o período de troca estiver se aproximando, aproveite para levar o carro a uma revisão completa, focando nos coxins do motor, câmbio e amortecedores.
Como evitar problemas com o coxim do motor:
- Arranque de forma suave
- Diminua ao máximo a velocidade ao passar em lombadas
- Passe devagar e em “zigue zague” por valetas profundas
- Faça manutenção periódica do motor
- Evite passar correndo por ruas muito esburacadas
- Em terrenos irregulares, redobre a atenção e diminua a velocidade
- Quando for trocar o coxim, solicite a peça original para evitar problemas de adequação
Você prefere ver os problemas do seu carro em casa? Não deixe de conferir nossa postagem sobre o que fazer quando o ar condicionado não gela.