Se você possui uma conta bancária e um cartão, é muito provável que ouça constantemente a mesma pergunta. Vinda do garçom, no balconista, ou do vendedor: é débito ou crédito?
Apesar de algo rotineiro, a pergunta ainda pode confundir muita gente. Principalmente quem não está familiarizado com os processos de transação financeira. Por isso, resolvemos explicar direitinho quais são as vantagens e as principais diferenças entre as opções débito e crédito na hora de fazer suas compras.
Passa no débito
Quando você escolhe passar a sua compra no cartão de débito, significa que o valor será descontado da sua conta bancária instantaneamente. Se a compra for feita tarde da noite, por exemplo, o débito deverá cair no dia seguinte, pela manhã (com exceção dos domingos).
A opção débito é uma espécie de pagamento à vista e que não permite o parcelamento da quantia gasta. Isso significa que o dinheiro sai da sua conta na mesma hora e é creditada na conta da empresa da qual você comprou o produto ou serviço também instantaneamente.
Para usar o cartão de débito é imprescindível que você saiba se existe saldo na sua conta. Do contrário, a transação será negada e aí é constrangimento na certa. Portanto, verifique sempre como andam as suas finanças.
Vantagens – a grande vantagem do cartão de débito é que você não precisa sacar dinheiro e ficar andando com grandes quantias na carteira. É simples, rápido e seguro para fazer compras. Além disso, não há taxas para a transação e, como se trata de um pagamento à vista, é possível negociar descontos na hora do pagamento.
Quem gosta de manter o controle sobre o que gasta, pode apostar no débito. E guardar as notinhas para fazer os cálculos no fim do mês. Assim, não haverá surpresas com faturas e contas impensadas.
No crédito, por favor
Os cartões de crédito podem ser fiéis aliados de quem tem uma boa educação financeira e gosta de controlar seus gastos de acordo com as possibilidades. No entanto, podem também ser inimigos mortais de pessoas mais descontroladas com o seu próprio dinheiro. Por isso, demos algumas dicas de como não se endividar com o cartão de crédito.
Isso porque a função crédito possibilita duas coisas. Ou que você seja cobrado apenas no dia de pagamento da sua fatura (por exemplo, você compra algo hoje e só paga no próximo dia 20, que é o dia de pagamento da fatura). Ou ainda que você parcele o valor gasto em até 12 parcelas, dando uma sensação de menos impacto financeiro.
Neste caso, a utilização do cartão de crédito não está vinculada a uma conta bancária, necessariamente, e sim a um limite ofertado para o cliente da operadora de cartões. Este limite é definido pelo perfil da pessoa, renda e histórico de pagamentos.
Muitos cartões já vêm com a opção múltipla. Ou seja, servem como cartão de débito e crédito ao mesmo tempo. Possibilitando que o mesmo cartão seja usado para as duas finalidades.
E aí, ainda ficou alguma dúvida? Deixe um comentário ali embaixo pra gente! E se você ainda não tem um cartão de crédito, pode solicitar um aqui na Bidu Corretora.