Aquela vaga bem na rua do seu trabalho seria a opção perfeita. Mas você opta por estacionar o carro cinco quarteirões à frente para não passar vergonha. Quem nunca?
Pois é. Bate um medo de encostar no carro da frente, ou no de trás, ou, ainda, nos dois. Seria uma tragédia daquelas. E bateria em cheio um prejuízo financeiro. Por outro lado, observamos tantas pessoas estacionarem com facilidade, fazerem aquela baliza perfeita, que indagamos: qual o segredo?
Fazer baliza não é impossível. Há, sim, algumas sugestões que você pode julgar relevantes para te ajudar a estacionar com mais segurança. Olha só:
- A primeira coisa que você precisa saber é o processo de como estacionar. Se você já possui carteira de habilitação, sabe que quando movimenta o eixo dianteiro para um lado, o eixo traseiro se movimenta para o lado oposto.
- Observe também, claro, se o seu carro vai caber dentro dessa vaga e deixe um pouco de espaço de sobra, pelo menos 1 metro, isto é, 30 cm de cada lado no mínimo, para não encostar no outro veículo.
- Sinalize. Indique com a seta que você vai estacionar e reduza a velocidade.
Baliza Perfeita
- Para estacionar entre dois carros, você dirige para frente e fica lado a lado ao primeiro carro. Assim, os dois carros ficam em linha paralela, ou seja, portas ao lado de portas.
- Agora você aciona a marcha ré e gira o volante em direção à calçada. Comece a entrar na vaga, mas atenção: bem devagar. E o outro pé no freio! Enquanto faz isso, olhe também para o retrovisor esquerdo para ter como um dos pontos de referencia o farol direito do carro atrás de você. Em seguida, verifique a dianteira e a outra lateral, para verificar se há espaço, e para não bater no meio-fio e ralar as calotas.
- A chave do segredo: Agora você vira todo o volante no sentido contrário. Sim, todo ele. Continue dando ré.
- Coloque a primeira marcha e siga para a frente. Centralize o veículo e ajuste para que esteja bem no meio da vaga – nem perto demais do carro que está à frente, nem tão perto do carro que está atrás. Pronto. Agora desligue o carro, olhe pelos retrovisores e abra a porta com cuidado.
Estacionar de ré
Se você identifica uma vaga livre para estacionar na rua e não há outro veículo a sua frente, maravilha.
Essa é fácil: sinalize, dirija para frente da vaga, uns dois metros, de acordo com o tamanho do seu carro, e coloque na marcha ré. Gire todo o volante em direção ao meio-fio e pise no acelerador. Olhe pelos retrovisores. Lentamente, você vai ajustando o carro ao espaço da vaga até que fique centralizado.
Ao final, não se esqueça de girar os volantes para que os pneus fiquem alinhados.
Em 90 graus
Agora, quando você vai colocar o carro em um estacionamento, por exemplo, o de um shopping ou de supermercado, o processo funciona um tanto diferente. Primeiro, escolha uma vaga onde haja espaço dos dois lados para abrir as portas do carro. Se afaste um pouco da vaga, para ter espaço para as manobras. Quanto mais apertada for a vaga, de mais espaço e distância você precisa em relação a ela.
Se optar por entrar de ré
É considerado mais seguro na hora de estacionar em 90º. Você vai passar reto pela vaga, e parar quando a traseira do seu carro estiver alinhada à metade da vaga ao lado. Coloque na marcha ré. Caso o espaço da sua vaga não tenha aquele tracejado no chão que divide o espaço de cada carro, pense em uma linha imaginária que limita esse espaço de cada carro. Um pouco antes de a traseira do seu carro chegar a essa linha, você começa a girar o volante em direção à vaga. Se não ficar perfeito de primeira, você coloca a primeira marcha e jogue o carro para a frente, enquanto vai ajustando a traseira no espaço. Depois, basta dar ré, olhando pelos retrovisores.
Se optar por estacionar de frente
Você se aproxima do traçado que delimita o espaço entre os carros – ou da linha imaginária – e gira o volante em direção à vaga. Veja a diferença: Aqui, não é antes da linha, mas basicamente em cima da linha. E dependendo do espaço da vaga, pode ser necessário parar e dar ré para ajustar o volante e as rodas traseiras.
Conclusão
Dirigir é treino, e com as manobras para estacionar não é diferente. Tenha paciência. Praticando um pouquinho por dia, em breve você se torna um profissional da baliza. Então, treine bastante.
Uma saída é pedir ajuda. No começo, vale chamar um amigo para ficar do lado de fora do carro e te orientar para ter mais noção das distâncias entre os carros. Esse suporte também pode te ajudar a reduzir a ansiedade que vem junto com o medo de errar. E você sabe: dirigir requer autoconfiança.
Seguro de Carro ajuda condutor novo
Se for novo no volante, vale a pena contratar um seguro de carro. Nesse período, é comum bater o carro ou parar em situações um tanto complicadas com o veículo. O seguro para carro pode ser um parceiro nesse momento de aprendizagem.