Contratar seguro auto é uma experiência tradicionalmente chata. Convém cotar com muitas seguradoras para encontrar o melhor preço e cobertura, o que pode levar muito tempo, e o processo é permeado de termos técnicos, como Classe de Bônus e Franquia.
No entanto, contratar seguro pode ser, sim, uma experiência simples e rápida. Pensando nisso, depois de atender milhares de usuários, a Bidu compilou 3 dicas simples, com fatores para se ter em mente ao contratar um seguro auto.
1.) Preços baixos são bons, mas fique atento
O que a maioria das pessoas procuram ao contratar seguro é preço. Antes de fazer isso, pense bem nas suas necessidades. Por exemplo, é comum aumentar o preço da franquia para diminuir o preço do seguro (franquia é um valor a ser pago para que haja indenização em caso de acidente).
Para um condutor que dirige para o trabalho de madrugada cinco dias por semana, por exemplo, aumentar a franquia pode ser um mau negócio, pelo risco maior de ocorrer um acidente.
O mesmo pode acontecer ao não levar em conta itens importantes da contratação, como carro reserva e nível de assistência. Portanto, ainda que preços inferiores sejam sedutores é importante entender o impacto que isso pode ter em caso de problemas.
2.) Forneça as informações corretas e completas sempre
O cálculo do preço do seguro leva em conta uma série de informações pessoais e do veículo para calcular o risco de acidente ou furto. Por isso o seguro é mais caro para pessoas mais jovens ou que deixam o carro na rua, por exemplo. São dezenas de fatores levados em conta e cada seguradora tem um complexo algorítimo próprio para fazer esse cálculo, constantemente atualizado.
Sabendo disso, é tentador distorcer alguma informação no momento da contratação para diminuir o preço do seguro. Mas tenha em mente que a seguradora será muito rigorosa para conferir essas informações caso ocorra uma perda total ou um furto, podendo inclusive cancelar o pagamento da indenização. O barato sai caro!
3.) Faça um planejamento financeiro com ajuda do seguro
Ao comprar carro, é comum analisar alguns fatores, como o tipo de combustível que o veículo aceita e o consumo, a forma de pagamento e o potencial de revenda, por exemplo. Depois de achar o melhor veículo, ainda existem impostos, combustível e uma série de gastos menores que é necessário arcar. Contratar o seguro, por mais que seja mais um gasto, significa justamente proteger esses investimentos.
No entanto, não significa que você desperdiçou dinheiro caso nada ocorra com o seu veículo. As seguradoras oferecem um leque variado de serviços de assistência para auxiliar o segurado em diferentes situações. Por exemplo, ajuda em caso de pane, troca de pneus, chaveiro e motorista no caso do segurado não poder dirigir.
Algumas seguradoras oferecem serviços ainda mais especializados, como orientações de alimentação e estilo de vida em geral e serviços de babá, por exemplo. Por isso, vale a pena pesquisar bem os benefícios antes de contratar o seguro e usá-lo para economizar.
Você tem alguma dica para dividir conosco? Ou precisa de alguma ajuda? Alimente a discussão nos comentários!
+ Veja também: Como cotar seguro online